Tudo sobre os caminhões da Tatra no Brasil

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Tatra se prepara para iniciar suas operações em fevereiro de 2021

por Gustavo Queiroz e Roberto Queiroz

Tem montadora nova na área e com operação voltada para mercados de nicho. Depois de muita especulação e boatos, por vários anos, a TatraBras, subsidiária da Tatra Trucks, uma empresa com 170 anos de tradição e que pertence ao grupo CSG Aerospace, da República Tcheca, anuncia sua operação brasileira. O comunicado oficial foi emitido pela Agência Estadual de Notícias (AEN) do Paraná.

Para a montagem de caminhões em nova fábrica no município de Ponta Grossa (PR), a Tatra vai investir R$ 102 milhões até 2026. O presidente da empresa, Rui Lemes, assinou acordo com protocolo de adesão ao programa de benefícios fiscais do Paraná.

A escolha pela cidade de Ponta Grossa não foi ao acaso. Muito pelo contrário, a Tatra terá como parceira a DAF Caminhões para o fornecimento de motorizações Paccar, cabines, conjuntos ópticos, entre outros itens. As duas montadoras foram parceiras no desenvolvimento da série Phoenix, que na Europa até tem caminhões 4×2, mas em princípio vai oferecer por aqui os off-road 6×6 e 8×8.

De acordo com informações, a Tatra vai atuar no mercado de caminhões fora-de-estrada, enfrentando concorrentes como a linha Heavy Tipper, da Scania, recentemente renovada. Exatamente nas operações de mineração e construção no patamar mais próximo da linha amarela. Os segmentos florestal, sucroalcooleiro e militar também podem ser foco da operação brasileira da montadora checa ao longo dos anos.

O perfil da operação é de baixo volume, pelas características dos mercados que podem consumir esse tipo de veículo traçado.  É isso que justifica o “baixo” investimento de R$ 102 milhões, se comparado aos ciclos bilionários de investimentos das montadoras de portfólio mais abrangente.

A AEN destaca que serão gerados, praticamente, 300 empregos diretos no período de vigência do acordo. O início da produção deve ocorrer a partir de fevereiro de 2021, o que está bastante próximo. Por conta disso, a TatraBras já está construindo a sua planta desde 2019, às margens da BR-376, em Ponta Grossa. A unidade poderá montar 225 caminhões por ano a partir de 2022, com crescimento gradativo para até 800 caminhões/ano depois de 2025.

A linha de montagem deve abastecer os mercados do Brasil e do continente africano, sustentando uma expectativa de volume de negócios que deve ultrapassar R$ 500 milhões nos próximos anos.

TATRA PHOENIX

Construído sobre o robusto chassi Tatra, a família Phoenix é equipada com motores PACCAR MX-13. Os eixos direcionais (dianteiros e traseiros) tem capacidade de até 10 toneladas e os não direcionais têm uma carga máxima de 16 toneladas. No mercado do leste europeu, a Tatra recebe transmissões ZF e Allison, além de freios Wabco, sendo todos presentes no Brasil caso mantenha os mesmos sistemistas.

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