Scania V8 R 770 em composição extragrande de 34 metros

ScaniaR770

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A combinação mais longa e pesada de caminhões vista nas estradas europeias pode chegar a 34 metros de comprimento, com um peso bruto total (PBT) de 98 toneladas. Uma combinação de 12 eixos composta por um Scania R 770, na configuração 8×4, atrelado a um implemento da OP Höglunds que bascula lateralmente.

A operação está movimentando madeira de um terminal de trem, por 20 km pela rodovia E20 para uma usina em Södertälje, na Suécia. A nova combinação reduz em 30% o número de fretes numa comparação com a composição tradicional.

Em 2013, o fornecedor de energia local na região de Estocolmo, Söderenergi e a empresa de transporte Foria iniciaram um projeto de desenvolvimento para otimizar a eficiência do transporte e reduzir o CO2. Na ocasião, a Scania foi convidada para ajudar no desenvolvimento desta solução de um caminhão com reboque extragrande.

Foi uma ideia ousada, pois a legislação sueca permitia um PBT máximo de 60 toneladas transitando nas vias públicas naquela época. Em 2014, o projeto avançou e foi dada uma autorização para uma composição de 25,25 metros com 9 eixos e 74 toneladas, com um Scania R 730 na frente. Isso levou a uma melhoria de 30% da capacidade de transporte, bem como a uma redução de combustível de 10%. Como foi abastecido com FAME (Ésteres Metílicos de Ácidos Graxos) e posteriormente com HVO (óleo vegetal hidratado), as reduções de CO2 foram ainda maiores.

Somente em fevereiro de 2020, após seis anos de transportes sem acidentes ou incidentes, as autoridades suecas consideraram as operações maduras o suficiente para autorizar esta enorme composição de 34 m de comprimento e 98 toneladas de PBT para pegar a estrada.

A nova combinação, ampliada com uma ligação de dolly, que ajuda na distribuição do peso do veículo para aumentar a capacidade do transporte, entre o caminhão R 730 e a carreta, deveria seguir o mesmo trajeto. A operação tem funcionado muito bom apenas com este aumento de 30% na capacidade do peso da carga transportada.

Neste ano, um novo passo de melhoria foi dado, quando um novo caminhão ainda mais eficiente com motor V8 de 770 cv foi entregue.

Embora este seja um estudo de rota única na Suécia, os resultados da pesquisa serão compartilhados entre cientistas em um contexto internacional, comparando muitas variáveis ​​que impactam operações como esta. Além do consumo de combustível e do tamanho do veículo, muitos outros fatores são importantes e são cuidadosamente medidos, como o desempenho do veículo e o comportamento do tráfego, ou, até mesmo, a resistência dos pavimentos. Suas medições mostram também que a capacidade de carga é afetada por fatores como a qualidade e a umidade da madeira transportada.

Segundo os pesquisadores, com o aumento de 60 para 98 toneladas, a capacidade de transporte melhorou em 70% e o próximo passo é tornar a operação livre de emissões, com caminhões elétricos.

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