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Em setembro deste ano, as primeiras unidades da nova geração de ônibus Scania Citywide LF começaram a operar em Östersund, no centro da Suécia, através da operadora Vy Buss. Aqui, a ideia é entender o que está sendo feito na Suécia e se a operação que veremos a seguir pode servir de exemplo.
De acordo com Magnus Andersson, presidente do Comitê de Meio Ambiente e Sociedade, responsável pelo transporte público em Östersund, a região tem uma estratégia climática com 74 objetivos essenciais para tornar a localidade livre de combustíveis fósseis até 2030. “Estávamos no início da criação de uma infraestrutura de carregamento para carros elétricos e agora continuamos com ônibus elétricos e estabelecemos pantógrafos e estações de carregamento”, confirmou.
Os ônibus vêm com capacidade de carregamento duplo e podem ser carregados tanto na garagem do cliente quanto ao longo da rota. No entanto, a maior parte do carregamento ocorre via pantógrafo nas estações de carregamento. Quando o ônibus chega à estação de recarga, o motorista verifica se o ônibus está colocado corretamente e se a tomada elétrica no teto está conectada ao pantógrafo. Todo o processo de carregamento não leva mais do que 6 a 7 minutos. O carregamento do pantógrafo dá ao ônibus a energia suficiente para movimentar toda a viagem, antes de retornar à outra estação final, onde são recarregados.
O Scania Citywide Lf 12.3 Bev (elétrico) de 12,3 metros com piso baixo pode transportar 100 passageiros, dos quais 35 sentados. Nessa operação, os ônibus contam com oito baterias de íon-lítio e bateria com capacidade de 264 kWh, dimensionada para rotas otimizadas com pantógrafo planejadas para a cidade de Östersund. Isso significa que o ônibus não precisa carregar peso desnecessário da bateria, resultando em menos impacto ambiental e maior capacidade de passageiros.
O trem de força desenvolvido pela Scania consiste em um motor elétrico com potência de pico de 300 kW, que equivale a 400 cv de potência, e uma caixa de câmbio automatizada de 2 velocidades para otimizar o consumo de energia.
Desde 2017, a operadora Vy Buss realiza um teste de campo em Östersund junto com a Scania. A linha 6 tem cerca de 14 quilômetros e vai de Torvalla ao sul da cidade, passando pela região central até o distrito de Brittsbo ao norte. É uma das linhas de ônibus mais movimentadas de Östersund, com 1.100.000 passageiros por ano e cerca de 100 partidas diárias. Cada ônibus percorre 330 quilômetros por dia.