Scania Citywide LF elétrico via tomada ou pantógrafo

Scania Citywide LF

Canal MTED no YouTube

Em setembro deste ano, as primeiras unidades da nova geração de ônibus Scania Citywide LF começaram a operar em Östersund, no centro da Suécia, através da operadora Vy Buss. Aqui, a ideia é entender o que está sendo feito na Suécia e se a operação que veremos a seguir pode servir de exemplo.

De acordo com  Magnus Andersson, presidente do Comitê de Meio Ambiente e Sociedade, responsável pelo transporte público em Östersund, a região tem uma estratégia climática com 74 objetivos essenciais para tornar a localidade livre de combustíveis fósseis até 2030. “Estávamos no início da criação de uma infraestrutura de carregamento para carros elétricos e agora continuamos com ônibus elétricos e estabelecemos pantógrafos e estações de carregamento”, confirmou.

Os ônibus vêm com capacidade de carregamento duplo e podem ser carregados tanto na garagem do cliente quanto ao longo da rota. No entanto, a maior parte do carregamento ocorre via pantógrafo nas estações de carregamento. Quando o ônibus chega à estação de recarga, o motorista verifica se o ônibus está colocado corretamente e se a tomada elétrica no teto está conectada ao pantógrafo. Todo o processo de carregamento não leva mais do que 6 a 7 minutos. O carregamento do pantógrafo dá ao ônibus a energia suficiente para movimentar toda a viagem, antes de retornar à outra estação final, onde são recarregados.

O Scania Citywide Lf 12.3 Bev (elétrico) de 12,3 metros com piso baixo pode transportar 100 passageiros, dos quais 35 sentados. Nessa operação, os ônibus contam com oito baterias de íon-lítio e bateria com capacidade de 264 kWh, dimensionada para rotas otimizadas com pantógrafo planejadas para a cidade de Östersund. Isso significa que o ônibus não precisa carregar peso desnecessário da bateria, resultando em menos impacto ambiental e maior capacidade de passageiros.

O trem de força desenvolvido pela Scania consiste em um motor elétrico com potência de pico de 300 kW, que equivale a 400 cv de potência, e uma caixa de câmbio automatizada de 2 velocidades para otimizar o consumo de energia.

Desde 2017, a operadora Vy Buss realiza um teste de campo em Östersund junto com a Scania. A linha 6 tem cerca de 14 quilômetros e vai de Torvalla ao sul da cidade, passando pela região central até o distrito de Brittsbo ao norte. É uma das linhas de ônibus mais movimentadas de Östersund, com 1.100.000 passageiros por ano e cerca de 100 partidas diárias. Cada ônibus percorre 330 quilômetros por dia.

×
×

Carrinho