Scania apresenta cabine S e lança The Journey

Scania_S

Montadora reúne multidão, mas para lançar a atividade promocional The Journey, em que dois caminhões com a nova cabina S vão rodar no Brasil, Argentina, Chile e Peru. 

Por Roberto Queiroz

O lançamento, propriamente dito, vai acontecer só em outubro, com o início da produção e vendas. Assim, a tão aguardada Nova Geração Scania, que deve custgar entre 10 e 15%  acima da atual, será linha 2019 e, pelo menos até outubro, permanecerá envolta em mistérios. Coisa de marketeiros.

Resumidamente, a linha tem cabines completamente novas por dentro e por fora, promete uma economia total de diesel de até 12% e o menor TCO do mercado, com a solução mais barata na relação custo por km rodado. O esperado modelo S traz, pela primeira vez, um piso plano. A justificativa formal da montadora para não divulgar todos os dados agora é que o lançamento provoca mudança radical na rede de concessionárias na forma de vender e é preciso aplicar muito treinamento antes de abrir o jogo.

A Nova Geração Scania chegará ao Brasil apenas dois anos depois do lançamento na Europa. A América do Sul é o último dos continentes a receber a inovação e, por isso, aqui toda a gama será lançada ao mesmo tempo. Nenhum jornalista foi convidado a subir ou andar no caminhão. Dirigir, então, nem se fala. Quem quiser mais detalhes técnicos pode buscar a apresentação da Scania européia em português lusitano, por exemplo. Ou aguardar outubro.

As novas cabines foram desenvolvidas a partir do motorista. Nem uma única peça de cabine da atual gama P, G e R foi reaproveitada na nova linha. “Da linha atual P, G e R, passaremos de 7 opções para 19 tipos de combinações variantes das novas cabines R, S, P, G e a XT, para pisos irregulares”, diz Silvio Munhoz, gerente Comercial da Scania. XT não é uma cabine, mas um acabamento opcional aplicável a qualquer uma deles, indicado para estradas ruins como as brasileiras.

A cabine S é uma das principais novidades para o Brasil, pois traz o piso plano como sua maior vantagem. “O desafio é criar um mix de cabines que pode oferecer as soluções e funcionalidades corretas para todas as aplicações e demandas”, completa. O anúncio acaba com comentários de que a linha S não seria lançada no Brasil, sob o argumento da cabine ser muito baixa para nossas irregulares estradas.

Destaques técnicos

Scania S
Interior da cabine eleva o conforto ao caminhoneiro.

O Brasil fará a estreia mundial do novo motor de 540 CV, na verdade uma recalibração do anterior 510 CV. Aliás, a gama de propulsores terá novidades nas potências de 220,280, 320, 410 e 500 cavalos. E, no campo da sustentabilidade, o lançamento chega com cinco novos motores, movidos a GNV/Biometano (2 opções) e bioetanol (3 opções). A Scania está avançando na gama de combustiveis alternativos.

Outra novidade é a chegada do motor de 7 litros para o segmento semipesado, acabando de vez com o posicionamento de que os semipesados da marca eram apenas pesados adaptados. Na ponta, na rede de concessionárias, a equipe de vendas passará por intenso treinamento que vai mudar radicalmente o dia a dia. Hoje, o vendedor vende o caminhão, adequa seus itens opcionais e agrega serviços e melhor forma de financiamento.

“A partir da Nova Geração, o vendedor passa a ser praticamente um consultor de negócios. A equipe de vendas terá uma ferramenta que vai escolher a melhor solução de transporte para a necessidade real do cliente, baseando a especificação na aplicação ideal”, conta. Será possível, no mínimo, montar 500 alternativas de especificações de caminhões. A ferramenta vai escolher a solução completa para o cliente ter, em troca, o melhor em cabine, trem de força, eixos e tração, além de implemento, serviços e alternativa financeira. Falta explicar ao cliente se ele tem alternativa fora desse pacote completo.

“Sabemos que este lançamento é resultado do maior investimento na história da empresa,” comenta Christopher Podgorski, Presidente e CEO da Scania Latin America. “É um novo caminhão, que vem embarcado com uma nova forma de pensar o transporte e com uma plataforma preparada para o presente e para o futuro”, completa. Até mesmo para a  tecnologia Euro VI, por exemplo.

Lançada na Europa em Agosto de 2016, a nova Geração Scania é resultado de 10 anos de desenvolvimento e investimentos ao redor de 2 bilhões de Euros. No Brasil, o projeto está dentro do pacote de investimentos de R$ 2,6 bilhões entre 2016 e 2020. “Por uma questão estratégica, fizemos a introdução por fases. E, ao longo dos últimos dois anos, acompanhamos as introduções das aplicações de Longa  Distância, Regional e Urbana e Severas”, explica Podgorski.

Dentro do seu parque industrial em São Bernardo do Campo, a Scania tem uma nova fábrica, com destaque para a solda de cabinas – que apresenta o estado da arte em Indústria 4.0 e impressiona pela tecnologia de ponta e 75 robôs, além de novas linhas de produção para montagem do novo caminhão.

Celso Torii, vice-presidente de Sales & Marketing da Scania Latin America, ressalta que a nova geração de caminhões foi projetada e planejada para atender necessidades específicas por aplicação. “Criamos algo inédito até agora: uma forma de oferta customizada, pois sabemos que quanto mais precisa a especificação, maiores as chances de retorno em relação à rentabilidade”, destaca. “Não estamos introduzindo apenas um caminhão, mas uma combinação de solução em transporte. Em síntese, a nova geração Scania redefine o termo ‘premium’ dentro da indústria de veículos comerciais na América Latina,” diz, como bom marqueteiro.

The Journey

A estreia oficial da Nova Geração Scania na região ocorreu em 2 de agosto, quando foi dada a largada para a atividade promocional The Journey. Dois caminhões com a nova cabina S e com o novo motor XPI com potência de 500 cavalos deixaram a fábrica de São Bernardo do Campo rumo a uma jornada por quatro países da América Latina – Brasil, Argentina, Chile e Peru.

Um deles fará paradas em concessionários Scania da América Latina para eventos com clientes, colaboradores, fãs da marca e jornalistas. O segundo veículo será testemunha de histórias latinas de transformação para um mundo mais sustentável, resultando em uma web-serie de cinco capítulos, com estreia marcada para o dia 29 de outubro, data oficial de lançamento na região (as primeiras entregas serão feitas a partir de fevereiro de 2019).

“Sabemos que mudar o mundo é uma jornada, e não podemos fazer isso sozinhos. Por meio do projeto The Journey, vamos mostrar atitudes de transformação, ou melhor, dar voz e rosto a pessoas que estão de alguma maneira buscando soluções sustentáveis”, explica Podgorski.

×
×

Carrinho