Scania anuncia a venda de seus primeiros biarticulados no Brasil

Scania_F_360_HA

por Roberto Queiroz

Curitiba receberá seis unidades para rodar no famoso sistema BRT. Veículos serão operados pela Viação Cidade Sorriso

A Scania fez sua primeira venda de ônibus biarticulados no Brasil para Curitiba, PR. A Viação Cidade Sorriso adquiriu seis unidades do modelo após um processo bem sucedido de demonstrações e a frota completa começa a rodar ainda no primeiro semestre deste ano.

Em novembro de 2017, a Scania apresentou seu biarticulado à prefeitura de Curitiba. O veículo estava personalizado para as exigências da Urbs (Urbanização de Curitiba S/A), o órgão gestor que administra o sistema de transportes urbanos da cidade.

“As demonstrações que realizamos com o biarticulado da Scania apresentaram ótimos resultados”, diz Mauricio Gulin, presidente da Viação Cidade Sorriso. “Além disso, acreditamos que a concorrência entre fabricantes de biarticulados vai ao encontro do nosso objetivo, ” afirma, referindo-se à forte presença da Volvo, cuja sede é Curitiba

A Scania prevê crescimento de 15% no mercado de ônibus acima de 8 t em 2019, projetando maior aquecimento no segmento de urbanos. Em 2018, vendas chegaram a 760 unidades, em um acréscimo de 45% sobre 2017. Os rodoviários, no qual é vice-líder, vão continuar aquecidos com previsão de alta de 20%.

Destaque da fabricante nos últimos anos, a categoria de rodoviários demandará expressivo volume neste ano. “Estamos seguros que continuaremos progredindo nos rodoviários de motorização traseira, especialmente com nosso campeão K 440 8×2”, revela Silvio Munhoz, diretor Comercial da montadora. O reaquecimento do fretamento também é uma das apostas da marca.

Padronizado para Curitiba

Scania_F_360_HA
Scania F 360 HA

O biarticulado Scania F 360 HA, na versão Urbs, tem 27 metros de comprimento. O modelo tem carroceria Caio, motor dianteiro de 360cv e desenvolve torque de 1.850Nm. O câmbio automático é um Allison B 516R de seis marchas, com retardador Scania.  O veículo tem configuração 8×2, de 43,5 t de capacidade.

O F 360 HA 8×2 sai de fábrica com elevado nível de conforto, maior estabilidade para o veículo e segurança para os passageiros, suspensão a ar com quatro bolsões nos eixos traseiros, freios a tambor com sistema eletrônico EBS, ABS, controle de tração e o retardador de frenagem.

Grandes vendas

Dentre as principais vendas de ônibus rodoviários feitas pela Scania no ano passado estão: 53 unidades do modelo K 400 6×2 para a Gontijo, 25 chassis K 360 6×2 para a Real Maia e outros 25 K 360 4×2 para o Grupo Vida, 24 unidades do K 360 6×2 para a Viação Progresso, 20 unidades do K 360 4×2 para a Viação Santa Cruz, 20 unidades do K 360 4×2 de 14 metros para a Viação União Santa Cruz, 20 modelos K 360 4×2 para a Breda Transportes e 20 K 360 6×2 para a Boa Esperança.

Na divisão de veículos urbanos a Scania também conquistou importantes negociações em 2018, como as 20 unidades do modelo K 250UB 4×2 para a Viação Gato Preto (SP) e 14 unidades do modelo K 310IA 6×2/2 articulado para o ConSor, Consórcio Sorocaba, ambas empresas do estado de São Paulo. Em Santa Catarina, se destacam as vendas de 18 unidades do K 310IB 6×2*4 de 15 metros, sendo 11 para a Transol Transporte Coletivo, quatro para a Insular Transportes Coletivos e uma para a Estrela Transporte Coletivo.

Roda de diálogos

A roda de diálogos que envolveu os clientes do segmento de ônibus no evento Perspectivas 2019, promovido pela Scania, contou com as presenças de Maurício Gulin, presidente da Viação Cidade Sorriso e do Sindicato das Empresas de Ônibus e Região Metropolitana (Setransp), de Curitiba, com atuação no transporte coletivo da capital paranaense, e Fernando Guimarães, diretor executivo do Grupo JCA, do Rio de Janeiro, com foco no transporte rodoviário de passageiros.

Maurício Gulin, após confirmar a aquisição dos primeiros seis ônibus biarticulados da Scania, como parte do programa de renovação de 157 veículos da frota, anunciou em primeira mão que o próximo passo da Cidade Sorriso é iniciar demonstrações com o ônibus Scania movido a gás natural veicular.

Fernando Guimarães disse que o Grupo JCA, que agrega Viação Catarinense, Viação Cometa e Auto Viação 1001 entre outras, tem frota de 2.200 ônibus, sendo 1.700 rodoviários. Ele lembra que a parceria com a Scania já dura quatro décadas. “No ano passado, adquirimos 200 ônibus da Scania”, afirma.

Guimarães explica que a implantação de uma loja de peças da concessionária Codema (SP) dentro da empresa, em Guarulhos (SP), trouxe mais agilidade na operação da JCA. “A estrutura fixa é mais barata e reduz os intervalos de paradas para os reparos”, afirma. Mas ele destaca que um dos maiores desafios do setor é a renovação de motoristas, oferecendo as melhores condições de trabalho.

Maurício Gulin realça também os problemas urbanos enfrentados por Curitiba, que há cinco anos não investe em infraestrutura, prejudicando as operações do transporte coletivo. “Fala-se muito em tarifa da passagem e concessão, mas o essencial é discutir a gestão da cidade. O modelo de transporte urbano de Curitiba foi copiado por Bogotá, na Colômbia, mas se a cidade não tem atualmente ruas em boas condições para o tráfego de ônibus, não adianta cobrar o operador”, diz.

Reformar as canaletas para aumentar a fluidez do trânsito, instalar faixas exclusivas dos ônibus e reformular as estações tubo (do sistema BRT) são providências que Gulin considera como prioridades em Curitiba.

×
×

Carrinho