Saiba tudo sobre a Nova Geração Scania

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por Gustavo Queiroz, diretamente do Guarujá (SP)

A Base Aérea de Santos, Nero Moura – BAST, vinculada à Força Aérea Brasileira, instalada no Guarujá (SP), foi o cenário escolhido para a apresentação da nova geração de caminhões da Scania para a imprensa especializada, rede de concessionários e clientes Vip. As apresentações contemplaram células interativas para a explicação das novidades, bem como área de testes nos novos caminhões em aplicações urbana, rodoviária e fora-de-estrada.

Com o lançamento da nova geração, a Scania passará de 7 opções para 19 tipos de combinações das novas cabines P, G, R, além da estreante S, que conta com piso plano. Acrescenta-se aos novos modelos o pacote XT, próprio para aplicações em pisos irregulares e também nas operações fora-de-estrada. As possíveis combinações de teto serão: baixo, normal e alto (Highline).

Os principais destaques dos novos veículos são o novo design, que garante melhor eficiência aerodinâmica externamente e maior grau de conforto interno, bem como novas opções de força do motor: 220, 280, 320, 410 e 500 cavalos, além da estreia mundial do propulsor de 540 cavalos.

Serão quatro tipos de propulsores: 7 litros (220, 250 e 280 cavalos de potência – torque de 1.000 a 1.200Nm), 9 litros (280, 320, 360cv – torque de 1400 a 1.700Nm), 13 litros (410, 450, 500 e 540cv – com variação de torque de 2.150 a 2.700Nm) e 16 litros (V8 de 620cv e 3.000Nm de torque).

Destaque para a melhor eficiência energética dos novos modelos, que representam uma economia de 12% no consumo de diesel.

Outra importante novidade é a tecnologia lay shaft brake, um sistema de freio de eixos como padrão nas caixas Opticruise. No caso da transmissão GRS905, o freio do eixo proporciona a troca de marcha em 0,4 segundos, 45% mais rápida em relação à geração atual.

“A grande sacada é a troca de marcha rápida significa que o motor não perdeu pressão de turbo. Ou seja, eu consigo recuperar a velocidade que o caminhão estava seguindo. Em uma subida, caso seja feita uma troca da marcha, mesmo que não seja o recomendado, eu consigo prosseguir com uma marcha à frente”, explica Celso Mendonça, gerente de Pós-Vendas da Scania no Brasil.

Nova cabine

Os bancos possuem medidas mais generosas, entre um metro e meio e dois metros de altura. A visibilidade frontal e lateral aumentaram, pelo menos em 10%, pelos seguintes fatores: posição inicial do motorista, que está mais perto do para-brisas e um pouco para a esquerda; bem como pelo projeto dos pilares A, que reduzem o ‘ponto cego’ do caminhão; além do painel, ligeiramente rebaixado.

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“Externamente, a nova geração proporciona excelente eficiência energética”, diz Kristofer Hansen, chefe de Design da Nova Geração na Scania Suécia.

Todas as cabines ficaram duas polegadas de comprimento maiores internamente. A altura do teto é 10 centímetros maior do que o atual, passando a 2,7 metros de altura. Nos modelos de teto superiores, a diferença de altura chega a 16 centímetros.

A cabina S comporta duas camas de 80 cm, sendo que a menor pode ser estendida para 100 cm) com colchões de densidade maior, por exemplo, para veículos de longa distância que utilizem dois motoristas se revezando sua condução. A nova cabinas S ainda conta com isolamento acústico extra, aumentando o conforto para o caminhoneiro que for dormir. O piso plano do modelo ainda facilita a movimentação dentro da cabina S.

“Os novos comandos instalados nas portas suportam adversidades como água e pó. Como opcional, o assento de passageiro que pode girar e reclinar, permitindo maior conforto e interação com a cabine”, explica Kristofer Hansen, chefe de Design da Nova Geração na Scania Suécia.

Segurança

Agora, a linha Scania pode ser equipada com airbags laterais anticapotamento, que são integrados no teto, uma técnica inédita para caminhões. Com o cinto de segurança, a “cortina” de airbags é uma característica crucial na prevenção de um dos tipos mais comuns de acidentes, com consequências graves envolvendo caminhões: o motorista ser atingido dentro da cabine por partes interiores ou ser preso por baixo dela.

Fevereiro de 2019

Os clientes já encontram informações sobre os novos modelos em toda a rede de concessionários da marca. Todavia, as primeiras unidades serão entregues, a partir de fevereiro de 2019, quando estarão disponíveis nas revendas, para clientes do Brasil e países da região.

“A Nova Geração de Caminhões é o maior investimento na história da empresa na região. Serão R$ 2,6 bilhões aportados até 2020”, afirma Roberto Barral, vice-presidente das Operações Comerciais da Scania no Brasil.

De acordo com o executivo, as últimas unidades da atual gama serão montadas em dezembro. Em janeiro, a fábrica de São Bernardo do Campo (SP) será preparada para montar, somente, a Nova Geração.

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