Novo Scania G 540 10×4/6 XT Heavy Tipper chega para a mineração

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Novo Scania de 69t de PBT nasce para o fora-de-estrada e se aproxima da robusta linha amarela

por Gustavo Queiroz

Feito para transportar 55 toneladas de carga líquida, o novo Scania G 540 10×4/6 XT Heavy Tipper possui 69t de PBT (Peso Bruto Total), o maior do Brasil. Na prática, o “/6” serve apenas para classificação interna da montadora e não indica uma configuração especifica do caminhão. Aliás, a identificação do modelo, verbalmente, excluirá o “/6” em sua comunicação.

Dedicado ao mercado de mineração, o Scania G 540 10×4/6 XT Heavy Tipper é o caminhão “estradeiro” mais próximo, em termos de capacidade de carga, da chamada linha amarela, como os enormes caminhões articulados próprios para operação em mineradoras.

Segundo a Scania, não se trata de uma adaptação, mas de um caminhão projetado para essa vocação fora-de-estrada. Por isso, o G 540 10×4 Heavy Tipper possui componentes ainda mais robustos do que os demais membros da linha XT: 6×4 e 8×4 com 44 toneladas de capacidade de carga líquida. “Em comparação aos 8×4 competidores, o Scania 10×4 possibilita até 15% de redução no custo por tonelada, pois são necessários menos veículos para movimentar a mesma carga”, confirmou Fabricio Vieira, gerente de Soluções Off-Road da Scania no Brasil.

SCANIA_G500_10X4O G 540 10×4 Heavy Tipper recebe a motorização com tecnologia XPI de injeção de combustível em alta pressão, 540 cavalos de potência e 2.700Nm de torque, além de proporcionar 8% de economia de combustível em comparação à gama anterior.

O sistema de direção foi reforçado e o freio ganhou um reforço no sistema para proporcionar melhor desempenho de frenagem. O câmbio Opticruise 100% automatizado conta com 14 velocidades. No modo Off-Road, o propulsor gira em rotações mais amplas. A caixa de marchas é da versão GRSO935R. O lay shaft brake, freio do eixo secundário, está incorporado e garante trocas mais rápidas, seguras e suaves.

O novo Scania está equipado com bogie traseiro (capacidade nominal de 36 t) e eixos direcionais (11 t cada um), eixo cardan que suporta maior torque para facilitar a partida em rampa, maior robustez do diferencial e do redutor de cubo com relação final 7.63, que possibilitam uma inigualável capacidade máxima de tração (CMT) de até 210 toneladas. O quinto eixo, também fabricado pela montadora, tem novo mecanismo de acionamento e mudou de posição (passando a ficar na frente do bogie traseiro). Para suportar a maior demanda de carga todo o conjunto de suspensão (molas, barras estabilizadoras e amortecedores) foi alterado.

O sistema de frenagem auxiliar conta com o freio hidráulico Scania Retarder com desacoplamento do rotor do trem de força, que funciona quando o sistema não estiver acionado para economizar combustível. Com potência de 4.100Nm, ele aumenta a performance da frenagem, principalmente, em baixas velocidades.

O G 540 10×4 Heavy Tipper também recebe, de série, controle de tração, hill-hold (sistema de auxílio que segura o veículo em aclives, evitando aquele recuo no momento da saída), eixo traseiro com diferencial duplo, para-choque em aço com ângulo de ataque de 29º, proteção nos faróis, espelhos retrovisores reforçados e pino de reboque frontal com capacidade de 40 t. O modelo ainda conta com itens customizados para o fora de estrada, como limpador de para-brisa na posição vertical, indicadores de torque dos parafusos das rodas, degrau articulado e preparação para o inclinômetro e para a estrutura física e elétrica do implemento.

Entre os itens de segurança, possui airbag no volante e airbag lateral de cortina (contra tombamento). O caminhão pode ser especificado com bafômetro, que só libera a partida após testar que o condutor não ingeriu bebidas alcóolicas nas últimas horas.

“Apesar da pandemia, o ano de 2020 manteve o segmento da mineração estável, aquecido e propiciando grandes negócios para a Scania. Já as grandes construções vêm sendo retomadas gradativamente pelas iniciativas pública e privada”, conta Silvio Munhoz, diretor de Vendas de Soluções da Scania no Brasil. “Agosto foi o melhor para nós numa mensuração dos 30 últimos meses de vendas de produtos da gama off-road, com mais de 350 unidades comercializadas. Portanto, seguimos confiantes no potencial desses dois mercados para os próximos anos”, completou.

 

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