Renault Trucks reduz consumo de diesel drasticamente

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A Renault Trucks revelou os resultados do Optifuel Lab 3, que é o seu laboratório móvel de longas distâncias rodoviárias e a eficiência energética de seu motor diesel surpreendeu a todos.

A Renault Trucks alcançou 12,5% de economia no consumo de diesel o Optifuel Lab 3 na comparação com um conjunto padrão, considerando o cavalinho T. Este resultado foi possível pela otimização da aerodinâmica do conjunto Renault Trucks T, carreta, trem-de-força e pneus, além de integrar um novo sistema de direção preditiva e funções de gerenciamento de energia.

A Renault Trucks continua suas pesquisas para melhorar a eficiência energética de seus caminhões. Iniciado em 2017, o projeto FALCON tinha como objetivo reduzir o consumo em 13% melhorando aspectos do caminhão e do implemento. Liderado pela Renault Trucks, o projeto inclui um consórcio com os seguintes parceiros: Faurecia, Michelin, Total, Fruehauf, Wezzoo, BeNomad, Styl’Monde, Polyrim, Enogia, IFPEN, a École Centrale de Lyon (LMFA) e a Université Gustavo Eiffel. Recebeu financiamento público do Banco Público de Investimento Francês BPI França.

Deste projeto, saiu o conceito Optifuel Lab 3. Após 18 meses de desenvolvimento, 6 meses de testes em pistas e estradas abertas e 15.500 quilômetros percorridos, a Renault Trucks pôde validar uma redução de 12,5% no consumo de combustível em comparação com o Renault Trucks T de série acoplado a um semirreboque padrão. Isso representa uma economia de 3,75 litros de combustível e 9,8 kg de CO2 por 100 km.

Os engenheiros da Renault Trucks utilizaram um ciclo de teste estatisticamente representativo para rotas de longas distâncias, constituído por 68 km em condições regionais e 136 km em rodovias.

Os testes com consistiram em testes em pistas fechadas e em estrada aberta, além de simulações que permitiram a análise e correlação das medidas. Paralelamente, foram realizados testes com um veículo de referência com características geométricas e de transmissão semelhantes ao veículo de laboratório (Renault Trucks T 480, acoplado a um semirreboque da Fruehauf). As tecnologias desenvolvidas no projeto foram avaliadas primeiro de forma independente e depois como um todo.

O ganho aerodinâmico foi avaliado usando o procedimento oficial de regulação de CO2. O torque da roda foi medido em duas velocidades constantes: baixa velocidade (~ 15 km / h) e alta velocidade (~ 90 km / h) seguindo a sequência de testes definida pela Comissão Europeia.

Este procedimento foi utilizado para avaliar a contribuição para o ganho aerodinâmico do cavalo mecânico sozinho e, depois, com o semirreboque do Optifuel Lab 3 acoplado. Os ganhos de resistência do ar foram convertidos em redução do consumo de combustível por meio de simulações no ciclo do cliente definido no projeto, antes de serem confirmados por testes em estradas abertas.

As melhorias na resistência ao rolamento dos pneus desenvolvidos para o Optifuel Lab 3 foram medidas pela Michelin de acordo com a norma ISO 28.580. O pneu é comprimido sob uma carga correspondente a 85% do índice de carga do pneu, sobre um rolo com diâmetro equivalente a 2 metros em um ambiente com temperatura controlada a 25 ° C. A força de arrasto gerada pelo pneu é medida a uma velocidade de 80 km / h após 3 horas de regime térmico estabilizado.

Ganhos com lubrificantes de baixa viscosidade da Total para o motor, transmissão e eixo, também foram observados nos testes. Os fluidos de nova geração não causam desgaste prematuro dos componentes por causa do uso de Ativação de Camada Fina (TLA).

Finalmente, no que diz respeito ao sistema de recuperação de calor Rankine, a economia no consumo de combustível foi avaliada em uma bancada de componentes em cooperação com a Universidade de Liège, na Bélgica. Duas arquiteturas diferentes foram comparadas (exaustão e recuperação do circuito de resfriamento) e vários fluidos refrigerados foram avaliados como parte desta campanha de teste.

O suporte de direção preditiva e as funções de gerenciamento de energia foram avaliados em condições reais de direção em um ciclo de uso real com cliente a partir dos dados de navegação BeNomad.

O projeto FALCON confirmou a eficácia das tecnologias utilizadas para atingir a meta de redução do consumo de combustível. O trabalho em veículos de laboratório permite à Renault Trucks preparar a solução técnica para seus produtos futuros, em particular para atender aos requisitos dos regulamentos europeus sobre emissões de CO2 para veículos pesados.

Embora Optifuel Lab 3 não se destine a ser comercializado desta forma, as tecnologias mais eficazes podem ser incorporadas em caminhões de produção em série.

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