A nova geração de motores Euro VI da Renault Trucks

Renault_Trucks_T_Evolution_Turbo_Compound

Canal MTED no YouTube

A Renault Trucks apresentou os novos motores Euro 6 Step E: DE11 e DE13 para os modelos T, T High, C e K. A nova geração de propulsores incorpora a tecnologia patenteada Wave Piston, que permite um melhor aproveitamento do oxigênio disponível e, portanto, uma melhor combustão. Os motores também são equipados com novos injetores mais precisos.

Para melhorar a eficiência, a Renault Trucks também se concentrou na redução das perdas por atrito: bielas, pistões e virabrequim foram redesenhados e o controle de gás do cárter foi otimizado. Um novo turbocompressor de rolamento de esferas de alto desempenho com tempo de resposta aprimorado e uma bomba de óleo de fluxo variável combinada com óleo de baixa viscosidade também foram desenvolvidos.

Por último, a montadora optou por um sistema de pós-tratamento otimizado e uma nova unidade de controle do motor.

Para um desempenho ideal, os caminhões podem ser montados, opcionalmente, com o motor DE13 TC, com tecnologia Turbo Compound, que proporciona uma economia significativa de combustível sem comprometer em desempenho. Uma turbina adicional converte a energia residual contida nos gases de escapamento em energia mecânica e a transmite ao virabrequim na forma de torque adicional do motor.

O Turbo Compound, portanto, permite que níveis mais altos de torque sejam alcançados em velocidades mais baixas do motor. Assim, o motorista pode manter uma velocidade constante, mesmo em aclives, sem que haja a necessidade de reduzir a marcha.

Os veículos são equipados com a caixa de câmbio Optidriver de nova geração, que incorpora uma nova calculadora, novo software de controle e um novo atuador de embreagem para mudanças de marcha mais suaves e rápidas.

A Renault Trucks optou também pela solução Smart Torque Control, que maximiza o tempo de permanência na faixa verde com a melhor eficiência do motor, sem penalizar a manobrabilidade.

×
×

Carrinho