Kenworth T680 Next Gen e Peterbilt 579: pode copiar, só não faz igual

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Uma semana após o lançamento do novo Peterbilt Modelo 579 para o mercado norte-americano, a Kenworth apresentou a nova geração do T680. O que as novidades possuem em comum? Muita coisa. As duas montadoras estadunidenses pertencem ao Grupo Paccar e possuem inovações, cada vez mais parecidas, revelando tendências para o futuro dos caminhões das duas marcas. Então acompanhe, a partir de agora, todas as novidades do novíssimo Kenworth T680 Next Gen e compare com as novidades do Peterbilt 579 e venha comentar com a gente. Até a cor oficial de lançamento foi a mesma para os dois produtos, um azul bonitão.

De cara, eu gostaria de apresentar o que vem na versão padrão do T680: Motor PACCAR MX-13 de 12,9 litros e duas versões de potências, sendo elas de 405 e 510 cavalos de potência. A transmissão automatizada é PACCAR de 12 velocidades e o eixo tandem é o PACCAR 40k. o caminhão também pode ser movido pelo motor PACCAR MX-11 de 10,8 litros com 355 ou 455 cv.

Olhando de fora, vemos um design lindão que entrega melhor aerodinâmica. Repare que, assim como no Peterbilt 579, o baú em que fica o motor ficou mais estreito e foi posicionado entre as proteções das rodas dianteiras, melhorando o fluxo de ar através da cabine do T680 Next Gen.

Outro ponto em comum entre os dois lançamentos da Peterbilt e da Kenworth se refere ao novo painel digital com tela de 15 polegadas de alta definição, que apresenta diferentes possibilidades de customização das informações que o motorista precisa. O volante multifuncional possui uma séria de comandos para facilitar o acesso a determinados recursos sem que o caminhoneiro perca o foco na rodovia.

O Controle de Cruzeiro Adaptativo interpreta as condições de trafegabilidade por meio do sensor de radar frontal e modula o acelerador e os freios para manter o caminhão a uma distância predefinida do veículo à frente. Trata-se de uma solução disponível em várias montadoras, mas que melhora a segurança da viagem de forma significativa. Que saber como funciona? Clique no link acima ou na descrição do vídeo, pois testamos este sistema no Mercedes-Benz Actros sem espelhos.

A tecnologia de Mitigação de Colisão detecta quando o caminhão pode estar prestes a colidir com outro veículo ou objeto. O sistema alerta o caminhoneiro e faz uma frenagem preventiva, quando necessário, para evitar ou reduzir consideravelmente a gravidade de um acidente.

O sistema de Detecção de Objetos Laterais monitora, constantemente, os pontos cegos do T680 e emite alertas sonoros e visuais quando um objeto ou veículo entra nessas zonas de perigo, sendo ainda mais importante em situações de trocas de faixa ou manobras em lugares apertados.

Tem também o aviso de mudança de faixa não intencional ou sem sinalização. O Lane Keep Assist identifica quando o caminhão está saindo da pista em velocidades superiores a 60 km/h e “cutuca” o caminhão de volta à posição.

O sistema de Direção Assistida por Torque adiciona torque à coluna de direção, o que melhora a sensação e o conforto do motorista e reduz a fadiga. São três níveis de torque disponíveis com base na preferência do condutor.

O módulo de partida do motor baseado em ultracapacitor (ESM) fornece energia exclusiva para a partida pelo botão de Start/Stop, liberando baterias do sistema para se concentrar em alimentar todo o resto.

Internamente, o Kenworth T680 Next Gen é uma casa muito confortável e ergonomicamente pensada no caminhoneiro que vai passar dias e mais dias longe de casa. Possui bom nível de acabamento, níveis de ruídos reduzidos, muitos porta-trecos, micro-ondas, TV, cama, entre outros itens.

Enfim, sabe aquele meme que brinca com: posso copiar o seu trabalho? Pode, mas não faz igual”. É mais ou menos o que acontece neste caso entre o Kenworth T680 Next Gen e o Peterbilt Model 579. Mas, isso não é nenhuma novidade na indústria de veículos, um exemplo que conhecemos de perto é o caso das francesas Peugeot e Citroen, que comercializam, exatamente, os mesmos produtos. O que interessa é que os famosos bicudões estadunidenses são lindos e as, recente, novidades de Kenworth e Peterbilt ficaram demais!

Gostaria muito de conhece-los de perto. Mas, este parece um sonho distante. Quem sabe a DAF não repete o que fez na última Fenatran, em 2019, e leva para o seu estande uma dessas belezinhas do Grupo Paccar. Na ocasião, foi a geração anterior do T680, que fez muito sucesso e você pode acompanhar no vídeo que fizemos sobre esse pesadão.

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