Lamborghini Rail Cargo Locomotiva

Lamborghini Rail Cargo Locomotiva

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A Lamborghini é uma montadora italiana de superesportivos que mexe com o imaginário de muita gente e, frequentemente, aparece associada ao mundo dos famosos, como o Cristiano Ronaldo e a Kim Kardashian. Mas, da Lamborghini Rail Cargo Locomotiva, você já ouviu falar?

Na verdade, estamos falando de uma nova operação logística na Automobili Lamborghini, que passou a utilizar o transporte ferroviário para levar as carrocerias do utilitário Urus entre a fábrica já da Volkswagen em Zwickau, Alemanha, para a sede da Lamborghini em Sant’Agata Bolognese, na Itália. Sim, a carroceria do utilitário Lamborghini Urus é fabricada pela VW.

Ao trocar totalmente o modal de transporte das carrocerias Urus dos caminhões cegonheiros para vagões de trens, a montadora conseguiu reduzir em 85% as emissões de CO₂ na operação logística, passando de 2.234 toneladas para 331 por jornada semanal (economizando cerca de 1.903 toneladas de dióxido de carbono anualmente).

Graças a um acordo entre a Lamborghini e a ÖBB Rail Cargo, uma empresa europeia líder em transporte ferroviário de carga, o transporte de Zwickau até Modena vai demorar 48h. No ponto de destino, as carrocerias serão embarcadas em caminhões a GNL para fazer o percurso final de 21 km, de um total de 1.000 km, até o parque industrial da Lamborhini em Sant’Agata Bolognese.

Esta iniciativa segue o anúncio do futuro programa global “Direzione Cor Tauri” da Lamborghini, envolvendo uma mudança completa para tecnologias híbridas até 2024 e a visão de um novo modelo totalmente elétrico na segunda metade da década.

Stephan Winkelmann, presidente e CEO da Automobili Lamborghini, disse que o “Nosso programa de descarbonização continua está se traduzindo em ações tangíveis. Agora, estamos revelando mais um componente do nosso plano integrado, através do qual queremos trazer soluções práticas para os desafios ambientais de hoje, tomando medidas para desenvolver nossos produtos e nossa fábrica em Sant’Agata Bolognese. A implantação de uma cadeia logística sustentável é um passo importante nessa jornada.”

Com um investimento de mais de € 1,5 bilhão nos próximos quatro anos, o programa Direzione Cor Tauri levará à descarbonização dos futuros modelos Lamborghini e da unidade fabril, com a meta de reduzir as emissões de CO2 em 50% em todo toda a gama até 2025.

Viu, a Lamborghini não entrou para o segmento ferroviário. O nome Lamborghini Rail Cargo Locomotiva é apenas o nome da operação conduzida pela operadora ÖBB Rail Cargo.

Apenas a título de curiosidade, o modelo Lamborghini Urus custa, no Brasil, apenas pouco mais de R$ 2,5 milhões.

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