Nova van elétrica JAC iEV 750V chega ao Brasil

jac iev 750v

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A JAC Motors Brasil, empresa do Grupo SHC, que opera como representante e importadora de veículos da montadora chinesa JAC, está anunciando a chegada da primeira van de grande porte 100% elétrica do mercado brasileiro.

O modelo vai se chamar JAC iEV 750V e o veículo comporta um volume de carga de 12,3 m3, com capacidade de carga de 1,54 tonelada. Uma van de porte semelhante, movida a diesel, emite cerca de 20 toneladas de CO2 por ano (40.000 km rodados).

Vendida por R$ 386.990, a JAC iEV750V começa a chegar ao Brasil nas próximas semanas e já terá as primeiras entregas realizadas no decorrer de julho.

Depois de a JAC Motors apresentar cinco modelos 100% elétricos (três SUV´s, uma picape e um caminhão urbano, sendo que os dois últimos permanecem únicos no mercado nacional), a van chega para aumentar a família. O novo produto é inédito e exclusivo em seu segmento.

A rede autorizada da marca começará a realizar as entregas da van a partir de julho.  A vantagem inegável de um veículo elétrico é a emissão de zero poluentes, o que melhora os indicadores ESG (Environmental, Social and Corporate Governance), ou critérios ambientais, sociais e de governança coorporativa nas organizações.

Boas práticas nesses campos apresentam resultados positivos ao valor futuro das empresas, uma vez que são essenciais para a tomada de decisões dos investidores, ampliando a competitividade das organizações no setor empresarial, seja no mercado interno ou externo.

“Estamos bastante entusiasmados com esse modelo, considerando algumas aplicações bem específicas, como o segmento de entregas urbanas, por exemplo”, comenta Sergio Habib, presidente do Grupo SHC e da JAC Motors Brasil, lembrando que esse fenômeno de substituição das frotas para aplicação em entregas urbanas por veículos 100% elétricos já é recorrente na China e na Europa.

“As grandes companhias, sejam brasileiras ou multinacionais, estão sendo cobradas por acionistas, clientes e, em alguns países, também pelas autoridades quanto à emissão de CO2 na cadeia produtiva. Isso é um fenômeno mundial. E a adoção do veículo 100% elétrico cai como uma luva para resolver essa questão”, explica Habib.

A van 100% elétrica JAC iEV750V possui um custo total por km rodado de 2,5 vezes menor que seu equivalente térmico. Com torque imediato de 750 Nm e 163 cv de potência, a iEV750V entrega força surpreendente sem nenhuma emissão de poluentes.

Equipada com uma bateria de 92 kWh de capacidade, a iEV750V tem força, volume de 12,3 m3 de carga e robustez aliados a 235 km de autonomia – essa razão pode chegar a 280 km com o modo ECO ligado (aumenta a regeneração de carga nas desacelerações e nas frenagens) e o ar-condicionado desligado.

O modelo dispende um valor de manutenção seis menor que as rivais equivalentes a diesel no país. É só lembrar que a JAC iEV750V não possui câmbio, embreagem, bicos injetores, bomba de injeção, óleo, filtros, catalisador, correias etc. Além dessas vantagens óbvias no custo de manutenção, o veículo possui permanentemente um nível de ruído zero, o que, por si só, possibilita maior conforto ao condutor e contribui para a diminuição da poluição sonora no tráfego urbano.

Na ponta do lápis, uma carga de 92 kWh, na média de custo de energia elétrica no Estado de São Paulo, custa R$ 55 (ou R$ 0,60/kWh). Como o modelo da JAC percorre até 280 km após esse investimento por recarga, a conta final é a seguinte: R$ 0,20 por km rodado.

As contas oferecidas por Habib consideram um preço do óleo diesel de R$ 4,50, em média. Como as vans costumam fazer 7 km/l de diesel, isso gera um custo por km rodado de R$ 0,64. Considerando a menor despesa no custo de manutenção da van elétrica, mais o valor que é poupado no combustível, a economia média será de R$ 0,50 por km rodado.

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