JAC Motors lança iET 1200, seu primeiro caminhão elétrico

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Lançamento oficial será feito no final do ano, mas pré-venda já começou. O modelo, um leve com PBT de 5,8 toneladas e 97 kWh de capacidade máxima de carga, chega com preço definido

Da redação

A JAC Motors anunciou oficialmente que vai lançar o iET 1200, seu primeiro veículo comercial com propulsão 100% elétrica no Brasil. Trazido da China, mercado que representa mais da metade de todos os modelos elétricos do mundo, o JAC iET 1200 estréia a eletrificação no segmento de caminhões semileves e leves, que representou cerca de 15 mil unidades vendidas em 2018, quase todas voltadas a aplicações urbanas.

Aproveitando a tendência pela eletrificação, essa é mais uma iniciativa no curto prazo voltada ao mercado de veículos profissionais, promovida por uma empresa de fora do âmbito das grandes montadoras. Anteriormente, a também chinesa Higer acabou de anunciar seu projeto para ônibus elétricos. Antes de JAC e Higer, já tínhamos a BYD oferecendo caminhões e ônibus a partir de sua fábrica em Campinas, além da proposta do e-Delivery, protótipo mostrado pela Volkswagen Caminhões. No final de maio, representantes da Dong Feng estiveram no Brasil, intensificando os comentários de uma próxima arremetida sobre o mercado brasileiro, com caminhões a diesel e propulsão alternativa.

No caso da JAC, a sigla iET 1200 identifica o termo Intelligent Energy Truck, enquanto o “1200” exibe seu torque máximo, tido como uma das maiores vantagens do modelo. A capacidade de 1200 Nm equivale ao valor empregado em motores convencionais a diesel para caminhões de 25 a 30 toneladas de PBT. A potência é de 177 cv. Para ser vendido por aqui, o Grupo SHC, representante da JAC Motors no Brasil, escolheu, entre diversas configurações de capacidade de carga de bateria e equipamentos, a opção de 97 kWh, que pode atingir uma autonomia de 200 km.

Antes de definir o lançamento, o Grupo SHC efetuou pesquisas aprofundadas para identificar o tipo de uso desses caminhões nas cidades, definindo sua autonomia. “E é preciso ponderar as duas grandes vantagens do caminhão 100% elétrico: a emissão zero de poluentes e o baixíssimo custo operacional. Enquanto o caminhão movido a diesel exige um custo de R$ 150 pra rodar 200 km na cidade, o JAC iET 1200 vai gastar R$ 30”, explica Sergio Habib, presidente do Grupo SHC e da JAC Motors Brasil.

De acordo com o executivo, essa economia direta de R$ 120 reais por dia (cerca de R$ 2,5 mil/mês) irá tornar o JAC iET 1200 extremamente atrativo para pequenos clientes ou grandes frotistas, à medida em que, além do combustível, ainda há uma substancial economia no custo de manutenção. Disponível em toda a rede autorizada JAC Motors, o iET 1200 começará a ser entregue aos primeiros clientes ainda neste ano. A pré-venda foi iniciada em 30 de maio, no valor sugerido de R$ 259.900.

Para ser recarregado, o JAC iET 1200 vai necessitar de uma tomada de 220 volts e 17 horas, no modo carga lenta. Se a tensão for trifásica e 380 V, ele será “abastecido” em apenas 2 horas. A empresa ainda não deu maiores detalhes sobre características, fornecimento e preços de seus carregadores elétricos.

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