Os 75 anos da Pegaso + Iveco S-Way temático

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Quem lembra da Pegaso, uma antiga montadora espanhola de caminhões e ônibus e que, hoje, tem a propriedade de sua marca vinculada a Iveco? Em 2021, a Pegaso celebraria o seu aniversário de 75 anos. E a marca italiana diz que a espanhola está em seu DNA.

A história da marca espanhola Pegaso começou através da Empresa Nacional de Autocamiones (ENASA), sua fundadora, em 1947, que tomou de inspiração o nome do cavalo alado da mitologia grega e que simbolizava força e leveza.

A sua linha de produção esteve na antiga fábrica da Hispano Suiza, em Barcelona, até o ano de 1955, quando sua linha de montagem foi transferida para uma nova fábrica em Madrid, local em que os caminhões Iveco são montados até hoje.

Os primeiros dois modelos de caminhões foram o Pegaso I e o Pegaso II, que herdaram a moderna cabine plana do Hispano Suiza 66-D, que foi tão popular que por muitos anos os modelos de cabine foram chamados de caminhão do “tipo Pegaso”.

Em 1952, uma inovação visionária: o protótipo conceito de um caminhão elétrico sobre a plataforma do Pegaso II, que podia ser carregado em apenas 5 horas para uma autonomia de 75 km. Assim como as características descritas nos atuais veículos elétricos, em 1952, o Pegaso II elétrico foi descrito como tendo excelente aceleração, baixo consumo de energia, operação silenciosa e custos operacionais mais baixos.

É verdade que o Pegaso II elétrico nunca entrou em produção. Entretanto, o modelo conceitual serviu de base para o desenvolvimento de trólebus da marca.

Em 1989, apresentou o SOLO 500, um caminhão conceito durante o Salão Automóvel de Barcelona. Este modelo apresentava recursos futuristas para a época, tais como GPS, câmeras retrovisoras, radar de proximidade, entre outros sistemas.

A fábrica da Pegaso Madrid, que teve sua primeira fase concluída 1955, atingiu a marca de 1 milhão de caminhões produzidos em 2008. Atualmente, também abriga um centro de P&D dedicado aos veículos pesados ​​da IVECO.

Em 1957, a Pegaso adquiriu a fabricante SAVA, que produzia veículos comerciais leves numa fábrica de Valladolid. Em 1990, essa unidade fabril passou a montar a linha Daily. Atualmente, lá se monta uma versão de chassi de cabine do Daily, bem como os modelos Hi-Matic com transmissão automática de 8 velocidades. Na planta também se produz e pinta as cabines que abastecem a fábrica da IVECO em Madrid.

A Pegaso, que também fabricava carros, chegou a competir em campeonatos como o GP de Mônaco (1952), as 24 Horas de Le Mans (1953) e a Carrera Panamericana (1954). Com caminhões, competiu no European Truck Racing Championship em 1989 e 1990, bem como várias participações no Rali Paris-Dakar.

No começo desse vídeo, você viu um Iveco S-Way diferentão. Eu explico. Se trata de uma edição especial em homenagem aos 75 anos de fundação da Pegaso. Dessa forma, o extrapesado S-Way recebe um Kit Especial Pegaso 75º Aniversário, que consiste em detalhes com acabamento em vinil no exterior da cabine, duas placas comemorativas no exterior e uma dentro da cabine, cintos de segurança com bordado temático, uma caixa de boas-vindas personalizada com itens como boné, calendário, chaveiro e almofadas.

Essa edição especial não vem para o Brasil, mas o modelo S-Way vai chegar em algum momento. Afinal, há algumas unidades em solo brasileiro para a devida tropicalização do modelo.

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