O Grupo Iveco vai nascer em breve!

Grupo Iveco

Canal MTED no YouTube

A Iveco, negócio de caminhões e ônibus da ítalo-americana CNH Industrial, está avançando com planos para um spin-off com o objetivo de expandir a produção de veículos elétricos, de acordo com o CEO, Gerrit Marx, em entrevista à Reuters.

Como já se sabe, a nova fábrica de Ulm, na Alemanha, será a maternidade dos caminhões elétricos da parceria com a Nikola para o modelo Ter, que será lançado comercialmente como Iveco eS-Way.

Marx reiterou que o processo de separação das unidades de caminhões, ônibus e motores FPT da CNH Industrial, que terá como foco os negócios de equipamentos agrícolas e de construção, será concluído no início do próximo ano.

A nova empresa será chamada de Grupo Iveco e listada na bolsa de valores de Milão em um movimento que visa alcançar concorrentes como a Renault e a Volvo. A Daimler, maior fabricante de caminhões do mundo, está preparando a produção de seu primeiro caminhão elétrico de médio porte, que é o e-Actros.

A CNH Industrial é controlada pela Exor, a holding da família italiana Agnelli, que será o maior investidor da Iveco após sua separação da CNH. Em 15 de setembro, a Iveco assinou um memorando de entendimento sob o qual ela e o parceiro Nikola testarão e entregarão até 25 veículos no porto de Hamburgo, um dos maiores da Europa. Vale lembrar que as duas marcas confirmaram planos para lançar caminhões com célula de combustível de hidrogênio no final de 2023. O acordo prevê a entrega do Nikola Tre, baseado na plataforma Iveco S-Way, ao longo de 2022.

Com a confirmação da criação do Grupo Iveco, será que se afastam as especulações e tentativas de compra da Iveco, que já teve como postulante a chinesa FAW? Cenas nos próximos capítulos.

×
×

Carrinho