Novo motor FPT F1C MAX: começam os parâmetros Euro VI

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Propulsor do IVECO Daily Euro VI evolui em torque e reduz em até 6% o consumo de combustível, além de apresentar intervalo de revisões ampliado. Tecnologia pós-tratamento da FPT Industrial permite rodar meses sem necessidade de reabastecimento com Arla 32

Por Roberto Queiroz

A FPT Industrial está fornecendo a cereja do bolo do novo Iveco Daily Euro VI, com o novo motor FPT F1C MAX. Integrante da consagrada Série F1, o propulsor apto à fase P8 do Programa de Controle de Emissões Veiculares (PROCONVE) entrega mais força, com 160 cavalos de potência e 380 Nm de torque; mais tecnologia, com injeção eletrônica Common Rail de última geração e Turbocompressor de Geometria Variável (VGT); e mais economia, reduzindo em até 6% o consumo de combustível.

Além destes atributos, apresenta um intervalo de revisões ampliado, de 15 mil para 30 mil quilômetros, e tecnologia pós-tratamento da FPT Industrial que, dependendo da operação, permite rodar meses sem necessidade de reabastecimento com Arla 32.

A Série F1 é resultado da experiência de mais de quatro décadas da FPT Industrial no segmento de veículos comerciais leves, representando cerca de 40% da produção da marca. Estes motores são líderes em densidade de potência e torque, com a resposta de torque em regimes transitórios mais rápida da categoria.

No Brasil, a FPT Industrial foi o primeiro fabricante a homologar um motor para o PROCONVE P8. Para se adequar ao novo nível de emissões, a Série F1 é exaustivamente testada, atestando sua durabilidade e eficiência perante os limites estipulados pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA).

Com injeção eletrônica Common Rail de última geração, o FPT F1C MAX recebeu bomba de combustível com maior vida útil; nova central de controle eletrônico; injetores tipo solenoide, para maior otimização do consumo de combustível; motor com corrente para sincronismo entre virabrequim e comando de válvulas (dispensa substituição de correia) e embreagem específica, proporcionando maior eficiência de atrito, com menor desgaste e trepidação.

Como parte das inovações, o desempenho termodinâmico do motor de 3,0 litros foi otimizado graças aos avançados sistemas de alimentação do ar, com turbocompressores VGT de geometria variável controlados eletronicamente, para mais torque em baixas rotações e respostas rápidas em retomadas.

A tecnologia de pós-tratamento reúne os sistemas EGR (recirculação de gases de escape) e SCR (redução catalítica seletiva), proporcionando o melhor desempenho e consumo conforme o ambiente de operação. Nas missões urbanas, de menor velocidade e baixas temperaturas de escape, o motor prioriza o uso do EGR. Em missões extraurbanas o SCR é acionado, podendo ambas as soluções funcionarem de maneira combinada.

COMPETITIVIDADE

Em comparação ao PROCONVE P7, nível de emissões em vigor, o PROCONVE P8 traz significativas reduções de emissões de NOx (óxidos de nitrogênio) em 80%, HC (hidrocarbonetos não queimados) em mais de 70% e MP (material particulado) em 50%, além de incluir a contagem de partículas, que passa a ser exigida.

Para atender ao novo patamar, começando com o F1C MAX, a FPT Industrial homologará mais de 20 novos motores para aplicações on-road, de transporte de cargas e passageiros. Um deles, considerado de importância estratégica, estará equipando o Volkswagen Delivery Express.

O processo de desenvolvimento considera simulações virtuais e computadorizadas, montagem de protótipos, testes em banco de provas e em campo e análises de fluídos, em diferentes tipos de condições, como laboratório, dinamômetro, câmaras climáticas e pista, com rodagem em trânsito urbano e rodoviário, com controle de emissões em condições reais (RDE) por meio de sistemas sofisticados de medição de poluentes acoplados aos veículos (PEMs).

FICHA TÉCNICA

  • FPT F1C MAX
  • Cilindrada: 3.0L
  • Potencia [cv]: 160 @ 3500 rpm
  • Torque [Nm]: 380 @ 1400 rpm
  • Número de cilindros: 4
  • Número de válvulas por cilindro: 4
  • Aspiração: Turbocompressor Geometria Variável (VGT)
  • Injeção: Common Rail
  • Compressão: 17,5:1
  • Diâmetro X curso [mm]: 95,8 X 104
  • Controle de emissões: HPEGR+DOC/DPF+SCR/CUC
  • Peso seco [kg]: 275
  • Dimensões – L/W/H [mm]: 682/730/867
  • Combustível: Diesel S-10
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