Novo Iveco T-Way tira o Trakker de linha

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Um novo território bastante exigente passa a ser percorrido pela Iveco, o de severas operações do fora-de-estrada. Para tanto, a marca italiana que está com a placa de vende-se pendurada na janela, conforme vimos recentemente, apresentou ao mercado europeu o seu mais novo caminhão: o extrapesado T-Way, que substitui o modelo Trakker, que sai de linha.

Por trás de seu nome, T-Way, podemos fazer algumas especulações. Se aqui no Brasil, a gente falava numa família Hi, formada pelos modelos Hi-Way e Hi-Road, vemos que está surgindo uma família Way, que já conta com os pesadões rodoviário S-Way e Hi-Way. Também podemos identificar uma tendência que pode marcar o futuro da identificação dos caminhões Iveco, nomeados por letras, garantindo uma comunicação simples, mas muito eficiente em todo o planeta.

O novo Iveco T-WAY é equipado com a nova transmissão automatizada HI-TRONIX, que recebe funções desenvolvidas, especificamente, para mobilidade off-road. Os novos freios a disco traseiros, sistema de suspensão traseira reforçada para eixos Tandem, peso reduzido e uma série de recursos como o sistema HI-TRACTION, juntamente com alta conectividade, serviços digitais e cabine de alto conforto garantem a eficiência do caminhão.

Eficiência essa combinada ao motor Cursor 13 (13 litros) que entrega até 510 cv, superando o antecessor do Trakker em 10 cv. Para configurações mais leves, também está disponível com o motor Cursor 9.

A caixa automatizada Hi-Tronix possui versões de 12 e 16 velocidades e contam com a função Hill Holder para ajudar na partida em encostas íngremes, Modo de balanço para ajudar a recuperar a tração em condições escorregadias e Modo de deslocamento para velocidade ultrabaixa. O sistema Iveco HI-CRUISE aumenta ainda mais a eficiência da transmissão e inclui mudança de marcha preditiva, controle de cruzeiro preditivo e uma função eco-roll que usa a inércia do veículo em declive.

Em comunicado oficial, Thomas Hilse, presidente da Iveco, afirmou: “Abalamos a indústria com o IVECO S-WAY on-road. Hoje, estamos fazendo isso novamente no setor off-road. Projetamos o T-WAY com a ambição de definir novos padrões em robustez, confiabilidade, eficiência, manuseio, flexibilidade de encaixe da carroceria e serviços conectados – e design, um ‘must’ para uma marca italiana. O nome já diz tudo: T for Tough!”. T for tough? Opa, acho que já vi isso em algum lugar…

“T para resistência”, que se destaca pelo desempenho off-road, robustez e rigidez torcional. Possui chassi de aço de alta resistência com uma estrutura de 10 mm de espessura. O eixo dianteiro tem capacidade máxima de até 9 toneladas. A redução do cubo no eixo traseiro é padrão para maximizar a força e o desempenho. O novo sistema de suspensão traseira reforçada para eixos tandem otimiza o peso do veículo e melhora o desempenho off-road com maior distância ao solo e um melhor ângulo de partida.

Comercializado em modos rígidos ou articulados 6×4, o sistema Hi-Traction opera em velocidades de até 25 km/h e é ativado, automaticamente, para fornecer tração hidráulica adicional à roda dianteira quando necessário.

Possui Tração Parcial nas versões 6×4 rígida e articulada e 8×4 rígida; bem como tração integral nas versões 4×4 e 6×6 rígidas e articuladas, além das versões rígidas 8×8. A gama de tração nas quatro rodas foi ampliada com os novos modelos de distância entre eixos de 4, 4,2 e 4,5 metros, que podem transportar cargas especiais sem nenhuma modificação no chassi.

Chegou a hora de falar do design italiano, sempre elegante e imponente. São duas opções de cabine: curta AD e cabina longa AT com teto padrão ou alto. Destaque para um novo conceito de volante multifuncional, segundo a montadora. Entre os sistemas de segurança, encontram-se o de frenagem EBS de série, freios a disco e ADAS.

 

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