Novas Iveco Daily Minibus e Vetrato no Brasil

iveco_minibus_vetrato

Canal MTED no YouTube

Toda novidade merece a devida apresentação. Então, senhoras e senhores, com vocês Daily Minibus e Daily Vetrato. Ambos os veículos de passageiros da Iveco Bus já estão no mercado há algum tempo, mas, somente agora, a montadora conseguiu apresentar publicamente ao mercado.

A Iveco Bus destaca algumas características do Minibus, que chega nas versões Fretamento e Turismo, como 1,90cm de altura interna do salão, acessibilidade por meio de DPM (Dispositivo de Poltrona Móvel). O modelo 45-170 com rodado simples traseiro pode transportar 15+1 passageiros, enquanto o 50-170 com rodado duplo traseiro pode levar 18+1 passageiros ou 20+1 passageiros.

O Novo IVECO Daily Minibus possui itens de série como controle de estabilidade, ar-condicionado digital, computador de bordo, piloto automático, sensor de ré, rádio com Bluetooth e entrada USB, airbag para o motorista e trio elétrico. Como opcional, pode contar com airbag duplo, multimídia, comandos no volante e câmera de ré.

Por fora, o Daily Minibus apresenta nova grade frontal (preta ou cromada), carroceria redesenhada, novo conjunto óptico com novo farol, novas luzes de posição e farol de neblina. O novo para-choque dianteiro é tripartido, reduzindo os custos de reparo em caso de colisões leves.

Internamente, novo ângulo de inclinação do para-brisa melhora a visibilidade, a direção tem coluna ajustável, o tamanho do volante encolheu para se parecer mais com um automóvel, possui melhor isolamento acústico e porta-objetos na cabine. A alavanca de câmbio foi posicionada no painel para facilitar a dirigibilidade do modelo.

O pinel de instrumentos tem funções como controle de cruzeiro, limitador de velocidade, mensagens de feedback e manutenção, sistema multimídia (opcional) com tela de sete polegadas e funções ativadas pelo reconhecimento de voz, tela touchscreen, Android Auto e Apple Car Play.

Sob o capo, ruge o motor F1C da FPT Industrial, 3.0 16V tem quatro cilindros em linha, turbo de duplo estágio, injeção eletrônica do tipo Common Rail e desenvolve 170 cv de potência máxima a 3.500 rpm e torque máximo de 400 Nm de 1.250 rpm e 2.900 rpm.

Entre os itens de segurança, o modelo vem com os seguintes sistemas:

  • Assistente de estabilidade eletrônica = atua no controle do torque do motor e nos freios, freando cada roda individualmente quando o veículo se torna instável.
  • Assistente de freio hidráulico = aumenta a pressão do freio quando o pedal é acionado de forma rápida reduzindo a distância de parada.
  • Compensação hidráulica de frenagem = detecta condição anormal do sistema de freio e aumenta a pressão do circuito até a intervenção do ABS.
  • Performance Hidráulica do freio traseiro = no caso de uma frenagem de emergência, quando os freios dianteiros já estão em controle de ABS, aumenta a pressão nos freios traseiros, maximizando a eficiência total da frenagem.
  • Controle estendido de estabilidade = no caso de o veículo perder aderência das rodas dianteiras atua intervindo no torque e no freio, aumentando a capacidade de manobra.
  • Intervenção do movimento de rolagem = suaviza situações de rolagem perigosa durante a condução altamente dinâmica.
  • Mitigação de capotagem = suaviza situações de rolagem perigosa durante situações de parada.
  • Controle de partida em subidas = mantém a pressão nos freios por dois segundos, auxiliando na partida do veículo em rampas.

Além da versão Minibus, a IVECO BUS comercializa também a versão Vetrato que oferece as mesmas características técnicas e funcionais da Minibus, fornecida com as janelas envidraçadas colocadas. A grande diferença é que o modelo vem completamente pelado, na lata mesmo, para o cliente personalizar em fornecedor externo.

Por fim, como não poderia deixar de ser, a Iveco Bus gosta de destacar que o veículo chassi-longarina torna maior a vida útil da linha Daily se comparada com veículos monobloco.

×
×

Carrinho