Iveco troca nomenclatura da linha Tector

Ricardo_Barion

Montadora promove mudanças para facilitar a identificação dos caminhões pelos clientes
por Roberto Queiroz

A Iveco decidiu adotar uma nova receita para a sopa de letrinhas com que identificava seus caminhões. A alteração está sendo feita progressivamente e agora é a vez dos modelos da linha Tector. “Caminhão tem de ser conhecido pela capacidade e pelo motor, para todo mundo saber o que é”, comenta Ricardo Barion, diretor de Vendas e Marketing.

A princípio, os modelos 17-280, 17-300 (Auto-Shift), 24-280, 24-300 (Auto-Shift), 31-280, 31-300 (Auto-Shift) recebem as novas nomenclaturas agora. Esse processo acontecerá também, em um segundo momento, com as versões 150E21, 170E21 e 260E30, que passarão a ser conhecidas como 15-210, 17-210 e 26-300, com hífen ao invés de ponto.

A fila na família Tector é puxada pelos novos 9-190 e 11-190, que estrearam a nova nomenclatura, em que desaparecem as letras. Entre os pesadões, a linha Hi-Way já vem sendo identificada na cabine pela potência do motor. Assim, um modelo que se chamava 600S48T passa a ser conhecido apenas como 480, e assim por diante.

Uma opção como 24-480 não deverá ser adotada. A última família a ser rebatizada deverá ser a Daily.
Inovações técnicas – Os sistemistas Eaton e ZF divulgaram detalhes das tecnologias incorporadas na nova geração de caminhões Iveco Tector, respectivamente para transmissões e embreagem. No caso da Eaton, há novidades nas transmissões de seis velocidades ESO-6106 e ESO-6206. A ZF apresenta sua nova embreagem push type.

Segundo Henrique D. Uhl, gerente de Desenvolvimento de Mercado e Planejamento de Produto, as caixas reforçam o movimento de transmissões com 6 velocidades em veículos leves, o que possibilita uma melhor utilização da faixa de torque do motor, reduzindo o consumo mesmo em circuitos urbanos. “As transmissões possuem uma nova tecnologia de usinagem para o acabamento dos dentes das engrenagens, o que traz um menor ruído e maior durabilidade, com alcance de até 500 mil quilômetros rodados para caminhões”, explica.

Ambas têm capacidade atual de 600 N.m, mas a ESO-6206 possui maior capacidade de carga chegando a 13 toneladas. “Outro ponto que chama a atenção na ESO-6106 e ESO-6206 é a qualidade de engate, devido a novos sincronizadores com triplo cone e novo material de atrito patenteado, com maior capacidade de sincronização”, finaliza. A Eaton também está fornecendo a transmissão EA-11109L automatizada de 10 velocidades da nova versão do caminhão semipesado 17-300 da linha Tector Auto-Shift.

A nova embreagem ZF 362 Push Type de alta eficiência oferece maior durabilidade e é composta com material de fricção orgânico. Trata-se de um sistema com amortecimento torcional de alta capacidade de absorção de vibrações. O conjunto proporciona maior eficiência ao sistema de embreagem e aumenta o grau de conforto na dirigibilidade.

O novo kit de embreagem ZF 362 Push Type traz características como o platô confeccionado com membrana e carcaça em aço estampado. Além disso, para maior conforto à condução, o disco possui amortecimento torcional de baixa rigidez e sistema de pré-amortecimento das vibrações torcionais do motor, quando em marcha lenta.
O material de fricção é o componente que realiza a principal função do sistema de embreagem, pois gera aderência entre as superfícies metálicas do volante e platô, transferindo o torque. O inovador material de fricção orgânico, também conhecido como revestimento, contribui para maior durabilidade. O componente foi desenvolvido exclusivamente pela ZF no Brasil, que é o Centro de Competência e de produção global da ZF.

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