GM anuncia US$ 35 bilhões em eletromobilidade

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O valor adicional de US$ 35 bilhões para investir no segmento de veículos elétricos foi anunciado pela General Motors para o período que começou em 2020 e vai até 2025. O montante representa um incremento de 75% sobre os US$ 20 bilhões anunciados para o mesmo período, antes da pandemia, para a eletromobilidade. Em novembro de 2020, o investimento original já havia sido reajustado para US$ 27 bi.

Beleza, pessoal? Eu sou o Gustavo Queiroz e o objetivo da GM é virar líder em veículos elétricos na América do Norte, líder global em tecnologia de bateria e célula de combustível através da sua plataforma de bateria Ultium e células de combustível HYDROTEC; e, por meio da Cruise, que segundo a marca, será a primeira a comercializar com segurança a tecnologia de direção autônoma em grande escala.

A GM também determinou como meta global a venda de mais de 1 milhão de veículos elétricos, anualmente, até 2025. A montadora confirma que o fator determinante para acelerar os investimentos na eletromobilidade foi a forte adesão dos consumidores aos novos GMC HUMMER EV e HUMMER EV SUV, ao Cadillac LYRIQ e à picape elétrica Chevrolet Silverado.

Os investimentos adicionais e novas colaborações da GM incluem:

  • Acelerar a produção de células de bateria Ultium nos Estados Unidos: a GM está acelerando os planos de construir duas novas fábricas de células de bateria, em meados da década, para complementar as fábricas da Ultium Cells LLC, em construção no Tennessee e em Ohio.
  • Comercialização de baterias Ultium feitas nos EUA e células de combustível HYDROTEC: além de colaborar com a Honda para construir dois EVs usando a tecnologia Ultium – um SUV para a marca Honda e um para a marca Acura – a GM assinou um memorando de entendimento para fornecer baterias Ultium e células de combustível HYDROTEC para a Wabtec Corporation, que está desenvolvendo a primeira locomotiva 100% movida a bateria do mundo.

A GM fornecerá a célula de combustível HYDROTEC para a Navistar International, que faz parte do Grupo Traton, que está desenvolvendo caminhões pesados ​​movidos a hidrogênio para lançamento em 2024, bem como para a Liebherr-Aerospace, que está desenvolvendo unidades de energia auxiliar movidas a hidrogênio para aeronaves. A Lockheed Martin e a GM também estão se unindo para desenvolver a próxima geração de veículos lunares para transportar astronautas na superfície da Lua, aproveitando a experiência da GM em propulsão elétrica e tecnologia autônoma.

A GM também confirma os planos para lançar suas células de combustível HYDROTEC de terceira geração com densidade de potência ainda maior e custos mais baixos até meados da década. A GM fabrica suas células de combustível em Brownstown Charter Township, Michigan, em uma joint venture com a Honda.

  • Em novembro de 2020, a GM anunciou que entregaria 30 novos EVs em 2025 globalmente, sendo 2/3 na América do Norte. Os investimentos adicionais permitirão adicionar ao planejamento para a América do Norte novos veículos comerciais elétricos e outros produtos que aproveitarão as oportunidades de design criativo e flexibilidade possibilitadas pela Plataforma Ultium.
  • Implementando com segurança a tecnologia de direção autônoma em grande escala: a Cruise, subsidiária majoritária da GM, recentemente se tornou a primeira empresa a receber permissão dos reguladores para fornecer um serviço autônomo de transporte de passageiros, ou seja, sem motorista, para o público da Califórnia. A Cruise também foi recentemente selecionada como o fornecedora exclusiva de serviço AV (autônomo) para a cidade de Dubai e está trabalhando com a Honda para iniciar o desenvolvimento de um programa de testes AV no Japão. Além disso, a GM Financial fornecerá uma linha de crédito plurianual de US﹩ 5 bilhões para a Cruise escalar sua frota Cruise Origin a partir de 2023.
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