Uma breve história dos 70 anos da Setra

70 Years Setra

Canal MTED no YouTube

A encarroçadora alemã de ônibus, Setra, está celebrando os 70 anos de sua fundação em 2021. Com sede em Ulm, na Alemanha, a fabricante lançou seis famílias de produtos nas últimas sete décadas. Essa história começou em 1951, quando a fábrica de veículos Kässbohrer, instalada em Ulm, apresentou o S 8, que deu origem ao nome Setra, que é uma abreviatura de “selbsttragend” e que significa “autossustentável” em alemão. O nome fazia referência a construção monocoque do ônibus. Monocoque é um tipo de projeto estrutural que suporta cargas na cobertura externa de um objeto, similar a uma casca de ovo. O termo é também utilizado para indicar uma estrutura na qual a cobertura, ou revestimento, é responsável pelo suporte estrutural do objeto.

O S 8, primeiro ônibus fabricado em série com carroceria independente, equipado com motor traseiro e tração direta no eixo traseiro, foi apresentado durante o Salão Internacional do Automóvel (IAA) em Frankfurt.

O S 10 foi o segundo modelo da Setra, lançado depois do S 8 e tornou-se um verdadeiro best-seller. A carroçaria do veículo era mais comprida que a do seu antecessor, com um máximo de dez fileiras de bancos e uma maior saliência à frente.

O primeiro sistema modular Setra foi lançado em 1959 e era completamente novo entre os projetos de ônibus da época. Isso permitiu um importante ganho de escala e a empresa passou a produzir até quatro ônibus, por dia, dessa forma.

A transição da série Setra 10 para a série 100 aconteceu em 1967 e marcou um novo desenvolvimento na industrialização da construção de ônibus na empresa. Todos os nove modelos foram produzidos a partir de várias peças comuns do segundo sistema modular da Setra.

A aparência dos ônibus da série 100 foi caracterizada por um formato mais angular, um maior grau de conforto, um salão passageiros e com pé-direito ainda maiores.

Em 1976, foi lançada a série 200 com seis modelos diferentes. Os veículos da terceira geração Setra impressionaram por seu design clássico e elegante, focado na praticidade. Os ônibus da série 200 também apresentavam novos sistemas de ar-condicionado e calefação separados para o motorista e para os passageiros, que incluía o desembaçamento do para-brisas.

Quinze anos se passaram até a próxima geração, que chegou em 1991, com o início da produção da série 300, após seis anos de desenvolvimento. Um dos destaques do então novo modelo foi o espelho integral, que possuía comandos de ajustes de angulação e de aquecimento no cockpit do motorista, que apresentava uma importante evolução em termos de ergonomia.

Enquanto os ônibus voltados para a aplicação rodoviária da série 300 se estabeleciam no mercado europeu, os engenheiros da Setra trabalhavam para o lançamento de novos modelos de ônibus urbanos, operações intermunicipais e fretamento.

O princípio de design modular significava que três variantes de carrocerias de ônibus poderiam ser construídas com base em apenas um único modelo. Todos estavam equipados com a mesma carroceria e sistema de suspensão, mas se diferenciavam pelo salão de passageiros.

A série 300 da Setra passou a ser classificada em três categorias: TopClass, ComfortClass e MultiClass.

Em 2001, a Setra introduziu o TopClass 400, anunciando uma nova dimensão no design de ônibus de rodoviários que garantiu viagens do mais alto padrão para o motorista e passageiros há 20 anos.

Em 2004, a Setra apresentou o modelo ComfortClass 400. E, finalmente, em setembro de 2005, os ônibus intermunicipais da série MultiClass 400 foram lançados. A série 400 incluiu um total de mais de 20 modelos.

O Setra ComfortClass 500 foi apresentado em 2012 após quatro anos de desenvolvimento. A Daimler AG, baseada em Ulm, estabeleceu referências no que diz respeito à eficiência econômica, qualidade, conforto e segurança com esta nova série de modelos. Os novos ônibus premium impressionavam pela melhor aerodinâmica de seu design. A linha TopClass 500 chegou ao mercado europeu em 2014.

O atual carro-chefe da Setra é o ônibus de dois andares S 531 DT, lançado em 2019.

×
×

Carrinho