Novo Mercedes-Benz eO500U 100 Elétrico Padron

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A Mercedes-Benz entrou, definitivamente, na Era da Eletromobilidade também no Brasil. A novidade chega para um mercado que faz bastante sentido, que é o de ônibus urbanos. Fica comigo, porque os detalhes dessa nova solução da montadora são muito importantes.

O novo chassi de ônibus eO500U é um modelo Padron 4×2 de 13,20 metros de comprimento com piso baixo e capacidade para transportar 80 passageiros. Seu motor elétrico garante uma autonomia de 250 km de rodagem com uma única carga de bateria, o que cobre, praticamente, qualquer operação de um ônibus urbano. Embora a Mercedes-Benz não tenha revelado detalhes do trem-de-força, sabemos que a versão brasileira vai contar com quatro packs de bateria. Alguns mercados internacionais poderão receber uma opção com seis packs de baterias que garantem uma autonomia maior, chegando a 300 km. Também sabemos que parte do desenvolvimento deste produto aconteceu na Alemanha e que algumas soluções são encontradas na plataforma do eCitaro, embora a montadora tenha enfatizado que o eO500U se trata de um produto desenvolvido na reconhecida plataforma do O500. Do Brasil, a Mercedes-Benz exportará o novo chassi para mercados da América Latina, da Europa e da Oceania.

O chassi urbano Mercedes-Benz eO500U vem com motor elétrico integrado ao eixo traseiro, freio eletrônico EBS e sistema de regeneração de energia. O painel de instrumentos é totalmente novo para se adequar às novas necessidades de controle e traz informações específicas do motor elétrico, das baterias e dos demais sistemas eletrônicos. O sistema de recarga das baterias é do tipo plug-in, no mesmo padrão tecnológico utilizado pela Daimler em seus ônibus elétricos, levando menos de três horas de duração para a recarga completa.

A velocidade de recarregamento das baterias segue sendo um grande desafio para a indústria, apesar dos inegáveis avanços nos últimos anos. Segundo a Mercedes-Benz, que deve ter o seu próprio parceiro homologado para o fornecimento das estacoes de carregamento, uma recarga completa pode ser feita em 2h30. Mas, como nenhum ônibus vai esperar descarregar totalmente a sua bateria, esse tempo deve ser menor, de acordo com as características de cada rota e tempo de operação do veículo. Por isso, o número de carregadores necessários para manter uma frota ativa depende de uma consultoria especifica, que a própria Mercedes-Benz vai oferecer, para entender as características operacionais de cada ônibus elétrico de cada cliente para fazer uma indicação segura. Afinal, veículos podem ser abastecidos de noite, mas, também, fora dos horários de pico quando a frota circulante é reduzida.

Embora o custo final do chassi não tenha sido revelado, podemos esperar o que quase sempre acontece com os veículos elétricos: pelo menos três vezes mais caro do que o seu equivalente a combustão. O lançamento chegará ao mercado em algum momento de 2022, ocasião em que deveremos receber novos detalhes sobre o chassi eO500U.

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