Nova linha Sprinter tem novas nomenclaturas e tecnologias

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Nova linha Sprinter chega com novidades importantes e sem transmissão automática

por Gustavo Queiroz, de Pinhais (PR)

Foram investidos US $ 100.000 na modernização da linha de montagem da nova Sprinter na fábrica argentina da Mercedes-Benz. Dá para entender a necessidade deste investimento ao conhecermos os principais pontos de evolução dos modelos, que, aliás, ganharam novas nomenclaturas e agora se chamam 314 CDI Street, 416 CDI e 516 CDI.

Plástica

As alterações visuais não são mera perfumaria. De cara, podemos observar um para-choques mais imponente, resultado do reposicionamento dos faróis dianteiros mais acima e ligeiramente mais protegido contra encostadas e batidas em manobras no estacionamento ou no transito, mesmo. A redução dos índices de manutenção contra trincadas e quebra dos faróis dianteiros é uma promessa da montadora ao seu consumidor.

O novo desenho da grade frontal e o reposicionamento das saídas de ar, que proporcionam maior eficiência no resfriamento do motor, acompanham a evolução do design da nova linha Sprinter. Esta, que ainda conta com evolução nas linhas aerodinâmicas e entrega um coeficiente melhor para a dirigibilidade nas estradas.

Trem-de-força

O trem-de-força conta com o mesmo motor, o OM651, que ganhou novos itens, novos componentes e foi reparametrizado. “Então, as potencias do motor subiram”, garantiu Jefferson Ferrarez, diretor de Marketing & Vendas da Mercedes-Benz Vans.

A nova transmissão mecânica foi redimensionada para proporcionar mais torque. “Na linha de três toneladas, o 314 CDI Street conta com motor de 143 cv a 3.800 rpm e torque de 33,7 kgfm entre 1.200 e 2.400 rpm; o 416 CDI e 516 CDI, por sua vez, recebem o propulsor de 163 cv a 3.800 rpm e torque de 36,4 kgfm entre 1.200 e 2.400 rpm”, destacou Ferrarez.

A óbvia caixa automática ainda não equipa nenhum modelo da linha Sprinter. Entretanto, o executivo assegurou que a Mercedes-Benz já estuda tal possibilidade, ainda sem revelar quaisquer outros detalhes.

Segundo o executivo, na linha de quatro toneladas, a Sprinter ganhou uma capacidade adicional de 220 kg para transportar mais carga. O novo PBT deste modelo chega a 4.100 kg.

Tecnologias

A ignição se dá pelo Keyless Start, um botão de liga e desliga. “O volante multifuncional foi inspirado na linha de automóveis. Do lado esquerdo estão as funcionalidades de bordo do veículo. E, do lado direito, você encontra as funcionalidades da nova central de multimídia MBUX, que consiste numa tela de sete polegadas touch screen e pode fazer o espelhamento de funções do smartphone. Você pode ver mapa, GPS, WhatsApp, fazer ligações por comando de voz e uma série de funcionalidades, além de poder ver a câmera de ré em alta resolução”, destacou Ferrarez. “Na versão furgão, por exemplo, o motorista não precisa nem sair do veículo para saber o que está acontecendo lá atrás. Então, além de segurança, traz conforto porque consegue monitorar tudo o que tem ao redor do carro”, completou.

Equipado de série com direção elétrica, o motorista pode fazer manobras mais facilmente. O ABA, o Assistente Ativo de Frenagem, é um sistema de segurança ativa que consiste num radar instalado na dianteira da Sprinter que vai lendo tudo o que vai acontecendo com o veículo. “Se ele detectar algum objeto na frente, seja estático ou em movimento como um pedestre ou ciclista, ABA emite um alerta sonoro para o motorista e, caso o motorista não expresse nenhum tipo de reação, o próprio sistema se encarrega de frear o carro”, explicou o executivo. “A tecnologia vai evitar acidentes, evitar colisões e, com certeza, vai prevenir contra danos materiais. Mas, sobretudo, vai atuar salvando vidas. Trata-se de um equipamento de série em toda a linha Sprinter e, eu tenho a certeza, que vai revolucionar a segurança no trânsito e salvar muitas vidas”, exaltou Ferrarez.

Salão de passageiros

O salão da van de passageiros pode ser recheado com os novos bancos, que foram totalmente redesenhados e equipados com novos tecidos. Cada banco possui a sua própria entrada USB para o carregamento das baterias de tablets e smartphones.

O novo ar-condicionado possui um desenho mais moderno. Todavia, a grande novidade é que toda a linha conta com o equipamento com dois compressores que proporciona 9.000 BTUs a mais de refrigeração no salão incluídos em mais de 60.000 BTUs de capacidade de refrigeração da Sprinter. Trata-se de uma solução ideal para as cidades mais quentes e com uma operação com muitos embarques e desembarques de passageiros ao longo do trajeto.

Motorhome

De acordo com Jefferson Ferrarez, o mercado de motorhome está em ampla expansão no Brasil, com destaque para a região do Sul. “Os clientes descobriram e estão se identificando muito com esse tipo de solução para o lazer. O mercado de transformação se especializou muito no país e, hoje, temos soluções fantásticas em nosso mercado”, analisou.

Atualmente, as demandas pela linha Sprinter para transformação em motorhome estão divididas entre 60% dos pedidos para versões chassis-cabine e 40% para versões furgão, sendo todos com entre-eixos mais espaçados.

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