Motor OM 471 da Mercedes-Benz em nova geração com até 530 cv

Motor OM 471 da Mercedes Benz em nova geração com até 530 cv

A terceira geração do motor OM 471 foi apresentado pela Mercedes-Benz, inicialmente, para o mercado europeu a partir de outubro de 2022. O propulsor chega com a missão de diminuir o Custo Total de Propriedade (TCO) e reduzir o consumo de combustível nos modelos Actros e Arocs.

A terceira geração do OM 471 apresenta avanços na geometria do recesso do pistão, o design do bico de injeção e os parâmetros do cabeçote para a circulação de gases, permitindo o aumento da taxa de compressão do motor de seis cilindros, passando de 18,3:1 para 20,3:1, o que leva a uma combustão mais eficiente com uma pressão de ignição de pico de 250 bar.

O novo OM 471 tem duas opções de novos turbocompressores, sendo que um é voltado a redução do consumo de diesel para uso em transporte de longa distância com um motor de até 350 kW (476 hp). O outro turbocompressor foi projetado para alto desempenho e alta capacidade frenagem do motor, próprio para aplicações pesadas, como em grandes obras de  construção. Neste caso, o motor oferece potencias de até 390 kW (530 hp).

O motor rodoviário apresenta redução até 4% no consumo de combustível sobre a geração anterior, enquanto a economia alcançada pelo motor para aplicações mais pesadas atinge 3,5%.

Além da combustão e turboalimentação, a redução do atrito é o terceiro ponto fundamental para melhorar a eficiência do combustível. Para isso, o OM 471 de terceira geração possui uma válvula de controle de pressão do óleo do motor recém-desenvolvida instalada atrás da bomba de óleo do motor e na frente do termostato do óleo. Um atuador elétrico permite o uso controlado por mapa de características da válvula redutora de pressão. As reduções disponíveis na pressão do óleo do motor são determinadas em uma matriz complexa que leva em consideração todos os componentes do motor e seus requisitos específicos, como lubrificação ou refrigeração. Um óleo de motor recém-desenvolvido com baixa viscosidade melhora o controle da pressão do óleo – melhora a eficiência do combustível sem reduzir os intervalos de troca de óleo ou aumentar o desgaste dos componentes do motor.

O sistema de pós-tratamento dos gases de escape, que foi completamente renovado e adaptado ao novo sistema de combustão e controle do OM 471, também ajuda a melhorar a eficiência do combustível. O sistema limita a contrapressão e também aumenta o índice de uniformidade do AdBlue, o que leva a uma melhor conversão de NOx e menor consumo de combustível. Os sensores de NOx, juntamente com o circuito fechado e adaptável de controle de circuito fechado de NOx e um modelo de temperatura SCR preditivo, permitiram que a estabilidade das emissões fosse melhorada ainda mais.

Para melhorar a dinâmica de condução, o novo controle de transmissão automatizada PowerShift Advanced permite um deslocamento e aceleração mais rápidos e suaves em muitas situações. Mudanças de marcha mais rápidas reduzem o tempo de interrupção do torque em até 40% na faixa superior. A parametrização do pedal do acelerador também foi otimizada: o aumento da sensibilidade no curso inferior do pedal permite manobras significativamente mais sensíveis, enquanto o tempo de resposta direto no curso superior do pedal resulta em maior dinâmica sob altas exigências de carga.

O último destaque é a faixa estendida pelo sistema Top Torque, disponível para níveis de potência do motor de 330 kW (450 cv) e 350 kW (476 cv) em conjunto com a transmissão G281, um poderoso torque de 200 Nm está disponível para o virabrequim nas marchas 7 a 12 no modo Standard. Ao toque de um botão, o motor entrega mais potência em aclives ou ultrapassagens.

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