Mercedes-Benz lança Novo Actros para brigar pau a pau com Scania e Volvo

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Com foco e estratégia próprios, marca da estrela apresenta caminhão direcionado ao segmento Premium dos pesados

por Roberto Queiroz, de Iracemápolis, SP

Com a palavra o mercado ou, particularmente, os compradores de caminhões extrapesados, aquelas naves sofisticadas que quase demandam um diploma nível doutorado só para escalar os degraus e entrar na cabine. Mas a Mercedes-Benz apresentou sua nova linha Actros com o declarado objetivo de obter reconhecimento público de ter, assim como os concorrentes suecos, o chamado produto Premium à disposição.

Considerando que resultados de mercado são consequência do binômio produto e trabalho, a marca da estrela se preparou com todo o cuidado para saltar da terceira posição em imagem para o mesmo degrau onde se encontram Scania e Volvo, no topo da cadeia evolutiva do setor. As teclas onde vai bater são as mesmas, com muita ênfase em tecnologia embarcada, conectividade, segurança e TCO.

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As diferenças vêm depois disso. Enquanto Scania e Volvo apostam em uma diversificação sofisticada de seu portólio, disponibilizando inúmeras variações de cabine, motores e recursos diversos, que vão da quantidade de porta-trecos a diferenças de revestimento dos bancos ou até sete opções de volante, a Mercedes seleciona seu tiro certo, ofertando apenas um tipo de cabine, tamanho único e prêt-a-porter.

O que realmente importa, para a marca da estrela, é ser objetiva na tarefa, facilitando a vida do cliente com menos opções de escolha em itens que não sejam decisivos à operação e elaboração de um TCO competitivo. Exemplos desse conceito estão na disponibilidade inicial de poucos entreeixos e mesmo de marcas de pneus. Nesse ponto, entra o que estiver em primeiro lugar na fila, fazendo com que Michelin, Pirelli ou Goodyear não representem diferenças no custo de aquisição.

A partir do primeiro trimestre de 2020, a linha Actros será formada por três novos caminhões extrapesados rodoviários, caso dos cavalos mecânicos 2045 4×2, primeiro da família em tração simples, 2548 6×2 e 2648 6×4. O Actros 2651 6×4 é mantido em linha, devidamente atualizado. No phase-in da nova linha, programado para 2020, está previsto um equilíbrio na produção de 50% para a linha atual, principalmente no primeiro semestre, e os outros 50% para a nova geração, que deve chegar aos distribuidores em abril.

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O objetivo da nova linha é atender, principalmente, operadores que operam no transporte de grãos, carga seca, cargas frigorificadas, combustíveis, produtos químicos, gases, portacontainer

e outras aplicações. Por enquanto, foco no pão quente. Nichos ficam para depois. Até porque, com quatro opções de modelos, os números de vendas vão aparecer mais consolidados.

Curto e grosso

A Mercedes resume alguns diferenciais do seu novo Actros, caso dos sistemas de segurança, como o exclusivo Assistente de Frenagem Ativo (ABA 5), Assistentes de Ponto Cego e Fadiga e Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP). Na economia, melhora de até 12% no consumo de combustível, e até R$ 6 mil nos custos de manutenção preventiva e itens de desgaste por ano, resultando em 50% de redução nas paradas programadas para manutenção e até 400 kg mais leve em relação ao modelo atual.

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A cabine nova tem seu lançamento mundial no mercado brasileiro. Embora baseada na original alemã, ela foi totalmente desenvolvida pela engenharia brasileira, com base nas características do mercado brasileiro, acabou adotada como opcional pela Alemanha, para oferta em qualquer outro mercado sob sua responsabilidade. Mais baixa, tem design mais aerodinâmico, contribuindo para a redução no consumo, mas o desenho do interior chama bem a atenção. Com altura interna de 1,84m, amplia o espaço interno para motorista e acompanhante.

O novo extrapesado é um caminhão que usa seus diversos sistemas inteligentes para potencializar a condução do veículo e a operação de transporte. Entre as inovadoras tecnologias voltadas à economia no consumo destaca-se o novo câmbio totalmente automatizado G291 Powershift 3, e o exclusivo PPC (Predictive Powertrain Control), piloto automático preditivo, que otimiza o estilo de condução do motorista. Por GPS, o PPC monitora a aceleração e a frenagem, prevê quando há subidas e descidas e faz trocas de marcha de forma inteligente, entre outras funções.

O piloto automático preditivo permite que o motorista faça uma viagem longa entre São Paulo e Cuiabá, por exemplo, sem precisar acelerar e frear, apenas controlando o volante. Como num avião, ele põe o caminhão no piloto automático e fica no comando das tecnologias.

Serviços e conectividade

Com base em telemetria, inteligência artificial, algoritmos, tecnologia digital e automatização, o Novo Actros propõe um novo patamar de serviços e conectividade para a Mercedes. O inédito portfólio de soluções, que chega ao mercado juntamente com esse lançamento da marca, se destaca por inovações exclusivas para o segmento de caminhões, como o Mercedes-Benz Uptime, a plataforma de logística Habbl, os serviços e consultoria do Total Mobility e aplicativos que ajudam o motorista no seu dia a dia.

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Os aplicativos exclusivos para motoristas e frotistas poderão ser acessados com muita facilidade pelos celulares ou pela tela touch screen do painel. O App Liga nas Estradas avalia motoristas por pontuação, de acordo com sua forma de dirigir. O App Jornada do Motorista faz a gestão do dia a dia do condutor do veículo. O App Vehicle Lens faz um check-list online completo do veículo, antes de passar o caminhão de motorista para motorista. E com o App Mercedes Club, o participante pode agendar serviços, participar do programa de fidelidade e ter descontos em peças e serviços em lojas parceiras.

Entre suas inovações relacionadas ao aumento de robustez está a exclusiva suspensão metálica Global TufTrac, mais leve e mais robusta, que oferece mais carga útil, aumentando a  disponibilidade do caminhão. Outra importante inovação de robustez é o Disconnected Liftable Tandem – DLT, suspensor do eixo trativo para caminhões 6×4. A grande novidade e diferencial de mercado é que esta solução estará disponível para o Actros com freio a tambor.

O Actros também chega ao mercado com uma nova geração do eixo traseiro, o New Final Drive. Mais leve, também tem um novo gerenciamento de lubrificação interna do diferencial e maiores intervalos de troca de óleo.

Resumo das inovações e novidades do Novo Actros para o Brasil

Mercedes_Benz_ActrosSegurança ativa

  • ABA 5 – Active Brake Assist (Assistente de Frenagem Ativo)
  • Side Guard Assist (Assistente de Ponto Cego)
  • Attention Assist (Assistente de Fadiga)
  • Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP)
  • Faróis em halogênio inteligentes – Ajuste automático de luz alta ou baixa

Economia no consumo

  • PPC – Predictive Powertrain Control (piloto automático preditivo)
  • Novo câmbio totalmente automatizado G 291 PowerShift 3, com nova estratégia eletrônica de troca de marcha
  • Motor com novas faixas de potência e economia no consumo

Cabina – Padronização para todos os modelos

  • Inédita cabina com amplo espaço interno
  • Novo banco envolvente similar ao de um automóvel
  • Nova cama 10 cm mais larga
  • Ar condicionado automático digital semelhante ao de um automóvel
  • Ar condicionado noturno
  • Sistema de aquecimento estacionario
  • Partida por botão
  • Sistema mundial de segurança na nova chave e na eletrônica do veículo
  • Nova geladeira
  • Novo volante multifuncional
  • Painel multimídia digital
  • Painel multifuncional touch screen
  • Celular com espelhamento Apple Carplay ou AndroidAuto
  • Carregamento de celular por indução

Conectividade

  • Mercedes-Benz Uptime
  • Total Mobility
  • Habbl
  • App Liga nas Estradas
  • App Jornada do Motorista
  • App Vehicle Lens
  • App Mercedes Club

Robustez

  • TufTrac: nova suspensão metálica mais leve e mais robusta
  • DLT (6×4 com eixo suspensor): exclusivo eixo traseiro motriz com sistema de elevação e desconexão com freio a tambor – Modelos 6×4
  • New Final Drive: nova geração de eixo traseiro, mais leve, que aumenta a capacidade maxima de tração para caminhões 4×2 e 6×2
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