Mercedes-Benz eSprinter: a próxima geração de vans elétricas

Mercedes_Benz_e_Sprinter

Canal MTED no YouTube

O mercado de tecnologia avança em velocidade impressionante e produtos modernos são superados rapidamente por soluções ainda mais avançados. Essa realidade, observada no mundo das SmarTVs e Smartphones, por exemplo, também faz parte da realidade da indústria de transportes. Sobretudo neste momento de mudança da matriz energética.

Um exemplo disso é a nova geração da eSprinter baseada na recém-desenvolvida ”Plataforma de Versatilidade Elétrica”, que recebeu 350 milhões de euros em seu projeto. A novidade da Mercedes-Benz Vans chega para o mercado europeu, mas deve desembarcar nos mercados dos Estados Unidos e do Canadá, também, através da marca Freightliner, que também pertence a Daimler Trucks.

A novidade marca um caminho sem volta da Mercedes-Benz Vans, que mira na eletrificação total de seu portfólio com um sistema de propulsão elétrica com foco no TCO (custo total de propriedade).

Mercedes_Benz_e_Sprinter

A nova Plataforma de Versatilidade Elétrica para vans de grande porte será a base técnica para a próxima geração eSprinter. O veículo receberá três módulos de baterias, que permitem maior flexibilidade no desenvolvimento do design de diferentes tipos de carrocerias. Dessa forma, podemos esperar novas possibilidades, como uma cabine avançada, por exemplo, que é algo – atualmente – impossível com o motor a combustão. Neste caso, a capacidade de transporte aumenta, o que deve ajudar nas contas de TCO. Mas, por hora, isso é apenas uma plausível especulação. Afinal, não se faz mais necessário os espaços para transmissão, motor a combustão, nem no cofre e nem no túnel interno em um veículo 100% elétricos.

A Daimler tem como objetivo zerar as emissões de seus veículos em 2039. Atualmente, a corporação lidera o mercado de veículos elétricos de médio e grande porte na Europa com 30% de participação. Com o eVito e a eSprinter, a Mercedes-Benz Vans cobrirá todos os segmentos, incluindo com o futuro eCitan.

Mercedes_Benz_e_Sprinter

Como informado, o comunicado oficial da Mercedes-Benz Vans fala dos mercados europeu e norte-americano. Entretanto, sabemos que a Mercedes-Benz Brasil está monitorando o desenvolvimento do mercado nacional para estudar a viabilidade de trazer a linha Sprinter elétrica por aqui.

×
×

Carrinho