Mercedes-Benz e Sascar oferecem gestão de riscos

Fleetboard powered by Sascar

Canal MTED no YouTube

A Mercedes-Benz resolveu falar sobre conectividade. E a novidade é o início de uma parceria com a Sascar para um serviço de gestão de risco de caminhões e de cargas no mercado brasileiro. Esta modalidade pode ser contratada junto com o sistema de gestão de frota Fleetboard. Por hora, somente os clientes dos caminhões extrapesados podem contratar a gestão de risco Sascar. Mas, em breve, será disponibilizada para toda a linha Mercedes-Benz.

Se trata da primeira montadora, no planeta, a oferecer este tipo de serviço e, nem mesmo a Daimler Trucks já conta com plano de gestão de riscos no exterior. O serviço chega ao mercado com nome em inglês, pronto para a sua internacionalização, mas, considerando que somente 5% da população brasileira tem noções de inglês e uma porcentagem muito menor consegue se comunicar com fluência, o nome Fleetboard powered by Sascar vai enrolar a língua de muita gente Brasil afora.

O primeiro cliente do serviço foi a STP Log, empresa de logística de Goiânia (GO), que confirmou a contratação do Fleetboard powered by Sascar para 100 Actros.

A Sascar adota uma solução híbrida de comunicação, com sistemas GSM e por satélite, sendo que a tecnologia GSM entra em áreas de sombra.

A segunda novidade se refere a Garantia Estendida para toda a sua linha de caminhões, do Accelo ao Novo Actros. A nova modalidade será disponibilizada a partir de maio para períodos complementares de 12 ou 24 meses para o trem de força do caminhão, podendo aumentar a garantia total do veículo para até 4 anos, conforme o modelo. Ou seja, estamos falando de um seguro adicional criado pelo Banco Mercedes-Benz.

A Garantia Estendida chega ao mercado com duas opções: Extended, que cobre os itens básicos de peças, como do motor, caixa de transferência e sistema de turbo ou o Extended Plus, que contempla a mesma cobertura do Extended e os itens dos sistemas elétricos, de freios e de alimentação. O cliente pode comprar a Garantia Estendida no momento da compra do caminhão Mercedes-Benz ou em até 30 dias antes do vencimento da garantia de fábrica.

Talvez você já conheça a terceira novidade, já que ela já está disponível deste o começo do ano. Estou falando da Liga na Estrada, um App que cria uma espécie de competição entre os caminhoneiros, com um ranking de desempenho, para visa estimular o motorista a melhorar a sua performance. O serviço também envia sugestões de aprimoramento da dirigibilidade, de redução do desgaste do veículo e de condução econômica e segura. A ferramenta ajuda o frotista a identificar aqueles motoristas que precisam de aperfeiçoamento para treinar.

O Jornada da Estrada, funcionalidade do sistema FleetBoard, ajuda na gestão e no controle das atividades do dia a dia do motorista, mostrando, por exemplo, quanto tempo ele ainda pode rodar e o tempo necessário de descanso, o que o ajuda a cumprir a Lei do Motorista.

Na rede de concessionárias Mercedes-Benz, o que muda é a adoção de óculos de realidade aumentada pelos mecânicos durante os serviços de manutenção. Neste caso, especialistas da fábrica de Campinas (SP) oferecem suporte técnico assistido online ao profissional de oficina do concessionário, auxiliando as ações de diagnóstico e de reparos com o uso dos óculos de RA.

A comunicação entre o concessionário e a fábrica tem início assim que o técnico de manutenção, de qualquer parte do Brasil, aciona a Central de Atendimento em Campinas, por meio do próprio óculos de RA. Assim, o mecânico pode esclarecer as suas dúvidas com um especialista, além de mostrar a irregularidade do veículo em tempo real. A vantagem prática disso tudo é que um processo de diagnóstico, por exemplo, feito em 3 horas pode ser realizado em apenas 20 minutos.

×
×

Carrinho