Mercedes-Benz e Bosch ampliam investimentos no melhor Centro de Testes do Brasil

Mercedes-Benz Future Bus mit CityPilot (2016)Mercedes-Benz Future Bus

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Anunciado em dezembro de 2019 por R$ 70 milhões na ocasião, o novo Centro de Testes de Iracemápolis (SP) será um investimento conjunto entre Mercedes-Benz e Bosch para suportar o desenvolvimento de novos veículos, de todas as categorias, pelas próximas décadas. Mas, esse investimento já foi revisado e você ficara espantado com o tanto que será investido no empreendimento.

Como já disse, em dezembro de 2019, durante a cerimônia que marcou o lançamento oficial deste projeto, o investimento prevista era de R$ 70 milhões. Mas, de lá para cá, muita coisa mudou. veio a pandemia, que adiou o início das obras no Campo de Provas da Mercedes-Benz, como fatores econômicos que elevaram, substancialmente, o valor do novo empreendimento para R$ 94 milhões.

Diante de um aumento tão grande, perguntei o que aconteceu e a resposta oficial é a seguinte: “Em função da pandemia, tivemos muitos aumentos de preços de commodities (petróleo, ferro), materiais que encareceram a obra e, por isso, nossas engenharias tiveram um tempo para ajustar o escopo do projeto. Com isso, aumentamos o investimento de R$70 milhões para R$ 94 milhões”.

Com o desenvolvimento de tecnologias de condução autônoma, entre outras, os atuais campos de provas precisarão receber novos investimentos em infraestrutura para suportar as tecnologias do futuro. No caso de Iracemápolis, Mercedes-Benz e Bosch pretendem formar um dos ambientes mais modernos do planeta para testar os veículos e tecnologias do futuro. Mas, com uma estratégia de alugar o espaço para o desenvolvimento de qualquer tipo de veículo para todas as marcas que estiverem interessadas em testar os seus produtos num local preparado para os desafios do futuro. Sistemistas e fabricantes de autopeças também poderão desenvolver seus novos produtos em Iracemápolis. Claro que os contratos garantem o sigilo de cada cliente.

Somente países como Alemanha, China, Estados Unidos e Japão possuem estruturas semelhantes ao que será o novo Centro de Testes de Iracemápolis. Atualmente, o campo de provas ocupa um terreno de 1,3 milhão de metros quadrados com 17 pistas que somam uma extensão, total, de 12 quilômetros: são 14 pistas para verificação de durabilidade estrutural, uma de acústica, um circuito em asfalto para avaliação de conforto térmico e uma pista de terra.

O CTVI agregará mais cinco complexos, ocupando 400 mil metros quadrados, elevando, assim, para 22 o número de pistas em Iracemápolis. Isso inclui um circuito oval com aproximadamente 2,6 km, três faixas de rolagem, uma faixa de acostamento e curvas compensadas para altas velocidades, um VDA (Vehicle Dynamic Area) com diâmetro de 220 m para avaliação dinâmica, pistas de baixo e médio atrito, circuito de Handling com 1,6 km e níveis de elevação variados para ensaios de dirigibilidade e sete pistas de conforto com diferentes perfis de eventos.

O espaço contará ainda com boxes de oficina e escritórios individualizados, além de estacionamento para protótipos confidenciais de veículos em desenvolvimento.

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