6 caminhões retrôs da Mercedes-Benz restaurados e rodando!

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Essa história começa com o modelo LA 312, meticulosamente restaurada pelo dinamarquês Holger Hahn. O caminhão, equipado com o motor OM 312 de 100 cavalos de potência e transmissão mecânica de cinco velocidades, foi importado em 1957 junto com outros 15 veículos do mesmo modelo que foram todos equipados com carroceria plataforma na Dinamarca naquela ocasião. Esse lote tinha um entre-eixos mais curto.

Agora, nós vamos para a Áustria, onde Jörg Bertgen encontrou um Mercedes-Benz LP 1413 de 1966 e restaurou completamente essa raridade. A origem do nome LP vem do alemão “Lastwagen”, que significa caminhão ou veículo pesado,  enquanto a letra P é a inicial de Pullman, que homenageia os comboios aerodinâmicos Pullman da autoria de George Mortimer Pullman. O tanque que equipa esse LP 1413 é da Strüver, uma importante implementadora daquele tempo.

O Mercedes-Benz LP 811 de 1970 roda há mais de 50 anos no transporte de bebidas pela empresa Bee de Esslingen, na Alemanha. O caminhão era equipado com o propulsor OM 352 de seis cilindros em linha que entrega 110 cavalos de potência com uma transmissão mecânica de cinco velocidades.

Chegamos ao Mercedes-Benz NG 1936 S, com motor de 18,3 litros com dez cilindros que entregava 355 cavalos de potência. O ano modelo 1987/1988, do italiano Dennis Rekate, era um veículo moderno naquele tempo e chamava NG de Nova Geração. A série NG não carregava quase nada do antecessor LP e contava com nova cabina, novos motores, eixos e caixa de câmbio. O sistema modular baseado nos motores da série 400 permitia o uso de motores com seis, oito ou dez cilindros em V, sendo que o propulsor OM 423 foi lançado em 1985 e equipava uma versão de aplicação na construção civil. A cabina de longa distância possui um fundo totalmente fechado e uma caixa de velocidades na qual a transmissão era projetado telescopicamente quando a cabina é basculada. Ele possui um bom isolamento acústico para a época.

O Mercedes-Benz NG 1424 S, de Lukas Heckmann, foi restaurado na Bélgica, embora tenha encontrado uma cabina original, praticamente sem corrosão, na Grécia. Fabricado em 1981, o caminhão era equipado com o motor V8 OM 402 de 240 cavalos e vinha com a transmissão S6-90+GV90, que era caixa de seis velocidades com grupo divisor. O modelo era usado em aplicações de distribuição de todas as distancias. Além do motor OM 402 para 16 toneladas, o NG 1424 podia receber o motor OM 401 para 14 toneladas.

A sexta preciosidade restaurada é um Mercedes-Benz 1633 S, de propriedade de Holger Hahn. No final dos anos 1970, a série NG foi renovada e passou a receber, também, os novos motores turbo com e sem intercooler (OM 422 LA e OM 422 A). Passou a ser chamado de NG80. Uma quarta variante de cabina, extragrande, também passou a ser vendida.

O NG80 1633 S de Holger foi fabricado em 1984 e conta com essa cabina extragrande, motor V8 OM 422 A com 330 cv e caixa ZF 16S 130. O modelo puxava um semirreboque silo Spitzer em trajetos entre Colónia e a Baviera, na Alemanha. O caminhão de Holger foi adquirido quando o motor já tinha mais de 943.000 quilômetros e passou por uma restauração completa também.

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