Freightliner elétrico supera 700.000 milhas em testes reais

eCascadia eM2

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Enquanto os caminhões Tesla, de Elon Musk, seguem nas pistas de testes, a principal fabricante de caminhões pesados dos Estados Unidos, a Freightliner já testa seus modelos elétricos com clientes reais.

Recentemente, a Freightliner confirmou que sua frota de teste de caminhões elétricos alcançou a marca de 700.000 milhas, medida que equivale a mais de 1,126 milhão de km. São veículos reais transportando carga real no mundo real em operações de transportes com zero emissão.

A Freightliner tem atuado com dois modelos de caminhões elétricos, que são o eM2, um caminhão baú de 6/7 para aplicações urbanas, e o eCascadia, um cavalo mecânico de classe 8 utilizado em operações portuárias e ferroviárias para o transporte de contêineres entre armazéns e locais de transbordo, por isso estamos falando de curtas e controladas distancias.

No caso do eM2, raramente sua operação excederá as 200 milhas numa viagem de ida e volta, que equivale a 321 km. O eCascadia  tem uma autonomia ligeiramente superior e pode variar entre 230 e 250 milhas, equivalentes a 370 e 400 km.

Os caminhões têm rodado na Califórnia, estado do Oeste estadunidense, há mais de um ano e integram a Frota de Inovação Elétrica da Freightliner operada pela NFI e pela Penske Truck Leasing, duas das maiores operadoras de caminhões daquele país.

Outras grandes empresas, incluindo JB Hunt, Schneider National e Sysco, fazem parte do projeto Freightliner Electric Vehicle Council, que a montadora lidera junto com seis clientes para identificar a necessidade de ajustes e correções nos projetos dos caminhões neste momento embrionário, para que sejam lançados nas condições ideais quando atingir escala de produção. Esta iniciativa também é apoiada por duas agências ambientais regionais: o Distrito de Gerenciamento da Qualidade do Ar da Costa Sul em Los Angeles e o Distrito de Gerenciamento da Qualidade do Ar da Bay Area em San Francisco, que lidam com as emissões dos caminhões.

A Daimler está investindo US$ 20 milhões em sua fábrica de motores Detroit Diesel Company, que deverá fornecer o powertrain elétrico dos modelos eCascadia e eM2. Sabe-se que, globalmente, a Daimler planeja usar a mesma arquitetura básica de caminhão elétrico para otimizar os custos de desenvolvimento e produção.

O design do eAxle, o eixo elétrico da Detroit, operará a 400 volts em duas variantes, uma com um único motor equivalente a 180 cavalos de potência e um torque de 11.500 lb-pés, que representa mais de 15 mil Nm, além de um design de motor duplo para 360 cavalos de potência e 23.000 lb-pés de torque.

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