Daimler com novidades em caminhões elétricos

Freightliner_MT50e

Daimler Trucks North America continua investindo em veículos elétricos comerciais.
Da redação

Trabalhando com a Proterra, fabricante de componentes de trem de força elétrico, a Freightliner, subsidiária norte-americana da Daimler, exibiu o MT50e, um novo chassi de caminhão de coleta e entregas totalmente elétrico no NTEA Work Truck Show, em Indianápolis.

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Freightliner MT50e

As empresas querem alavancar o boom do comércio eletrônico, desenvolvendo um veículo silencioso de emissão zero que pode funcionar em áreas urbanas que possuam regulamentos rigorosos de emissão e ruído.

O caminhão é baseado na plataforma MT da Freightliner. Ele terá um sistema de bateria Proterra, com 226 kWh de capacidade de energia. Isso permitiria que o veículo tivesse uma classificação com PBT semipesado, sem redução na capacidade de carga. O caminhão terá mais de 250 milhas de autonomia e ter uma recarga completa em três horas, com o sistema de carga rápida SAE J1772 CCS DC.

Chassi_Freightliner_MT50e“Há um interesse crescente, entre os frotistas, em um chassi elétrico de alto desempenho, equipado com um sistema de bateria de maior capacidade”, diz Ryan Popple, executivo-chefe da Proterra.

O MT50e será a primeira oferta em um portfólio mais amplo de caminhões elétricos. Outros modelos terão como alvo a coleta e entrega, focando nas indústrias de alimentação e vestuário.

eCASCADIAS

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Enquanto isso, a Daimler está disponibilizando mais caminhões Freightliner elétricos para testes em clientes na América do Norte. Uma nova frota demo conta com seis Freightliner eCascadia para serviço pesado e dois veículos Freightliner eM2 para serviço de médio porte. Esses novos veículos somam-se aos 30 Freightliner eTrucks que iniciaram um programa de testes maior no ano passado.

Freightliner_eM2
Freightliner eM2

Nos próximos dois anos, 14 clientes diferentes de vários setores usariam os caminhões elétricos para suprir as necessidades diárias. A iniciativa representa uma oportunidade significativa para a Daimler, pois os frotistas começam uma transição lenta para veículos elétricos e outras opções de emissão zero. Os clientes do programa de teste representam um mercado de 150.000 caminhões pesados e médios nos EUA, de acordo com a Daimler.

As análises iniciais dos caminhões elétricos da Daimler são boas, mas as empresas estão preocupadas com os custos da infraestrutura para suporte dos veículos. A Daimler disse que começará a vender o Freightliner eCascadia e o eM2 no final do próximo ano.

Cliente elétrico

A empresa de frete e logística NFI está testando dez Freightliner eCascadia no sul da Califórnia. Eles operam entre os portos de Long Beach e Los Angeles e os depósitos de distribuição no Inland Empire, a 80 a 120 quilômetros de distância.

Após seis meses de testes, a NFI planeja uma adoção mais ampla e está construindo infraestrutura de suporte. Ele espera operar até 40% de caminhões elétricos em sua frota em três anos. “Eventualmente, faremos a transição para uma frota totalmente elétrica”, diz Bill Bleim, vice-presidente sênior de serviços de frota da NFI. A NFI também está participando de um programa piloto de caminhões elétricos da Volvo

A Penske Truck Leasing também está testando os caminhões elétricos Freightliner, em operações de entrega diária no interior da Califórnia. Os veículos elétricos fazem várias entregas diárias da loja em uma rota dedicada.

Daimler, NFI e Penske também estão usando os caminhões em um programa piloto no sul da Califórnia. O objetivo é melhorar a qualidade do ar na região. A agência ambiental americana está fornecendo cerca de US$ 16 milhões para financiar o programa parcialmente.

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