125 anos do primeiro caminhão motorizado do mundo

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Em 18 de agosto de 1896, Gottlieb Daimler apresentou o primeiro caminhão motorizado do mundo, que foi vendido pela Daimler para a British Motor Syndicate, uma empresa automobilística de Londres.

Hoje, dia 18 de agosto de 2021, exatamente 125 anos depois, um caminhão Mercedes-Benz Actros puxando um semirreboque com dois caminhões históricos da marca chegou a Londres, na Inglaterra, após uma viagem de 919 km que teve a sua origem em Stuttgart, na Alemanha.

A viagem é para um road show da Mercedes-Benz Trucks em comemoração aos 125 anos do caminhão e ao aniversário de 25 anos do Actros. A exposição incluirá uma réplica do primeiro modelo Daimler de 1896, que se parece com uma carruagem com motor e sem barra de tração. Este veículo foi construído em 1990 e custou cerca de 100.000 marcos alemães na época.

O caminhão de 1896 era equipado com o motor, denominado “Phoenix”, de 1,06 litro com dois cilindros e quatro cavalos de potência, instalado na traseira do veículo. Daimler o ligou ao eixo traseiro por meio de um cinto. Também havia molas que protegiam o motor contra as trepidações de um veículo que rodava sobre duras rodas de ferro.

O segundo caminhão histórico é um veículo original e que já esteve em exposição no Museu do Transporte de Dresden, na Alemanha. Em 1898, Gottlieb Daimler e Wilhelm Maybach trocaram o motor Phoenix de dois cilindros, que estava localizado na parte traseira, para uma posição sob o banco do motorista para este veículo de 6 cv, que trabalhava aliado com a transmissão por correia de quatro marchas, que também foi transferida para a dianteira do veículo.

Mesmo assim, a então nova tecnologia ainda deixava a desejar e, no mesmo ano, o caminhão ganhou as características de design que ainda se aplicam até hoje aos caminhões e que abririam caminho para aumentar a produção e a carga útil: o motor foi colocado bem na frente, na frente do eixo dianteiro. Ele transmitiu sua potência de dez cavalos por meio de uma correia de transmissão de quatro engrenagens e um eixo longitudinal dianteiro-traseiro e pinhão para as engrenagens que movimentavam as rodas traseiras.

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