Quais são os novos carregadores dos elétricos da DAF?

carregadores_daf

Canal MTED no YouTube

Você ficou impressionado com a rede de abastecimento de hidrogênio que a Iveco quer implementar na Europa junto com a Nikola e a OGE? Curtiu a Ilha Elétrica da Daimler em Portland? Então espera só para ver o que a DAF está aprontando para garantir o abastecimento dos seus caminhões elétricos…

Olá pessoal, belezinha? Eu sou Gustavo Queiroz e quero te propor uma troca. Eu te conto o que a DAF está fazendo e você me dá o troféu joinha, se inscreve no canal e aperta o sino para ficar sempre muito bem informado com as notícias mais legais e importantes no mundo do transporte.

Viabilizar a eletrificação do transporte depende, diretamente, de uma ampla e consistente rede de carregamento das baterias dos veículos. Temos acompanhado, aqui, no Canal MTED que o mercado tem trabalhado em diferentes tipos de baterias, com diferentes tipos de misturas químicas e isso interfere diretamente na forma de carregamento.

É por isso que as montadoras estão envolvidas tão diretamente no desenvolvimento de uma rede de abastecimento de veículos elétricos. E é por isso que a DAF apresentou a sua própria linha de carregadores.

Atualmente, a DAF trabalha com modelos elétricos das linhas LF e CF lá na Europa. Mesmo assim, os seus novos carregadores podem carregar todos os tipos de veículos comerciais.

Visualmente, eles se parecem com as bombas de combustíveis que conhecemos, sendo de operação muito intuitiva. As suas estações de carregamento fixas possuem níveis de potência de 20 kW a 360 kW. Mas, carregadores móveis com níveis de potência de 24 kW a 40 kW também foram lançados.

Os carregadores PACCAR de 20 kW a 50 kW suportam as operações diárias de um único caminhão com disponibilidade para ser carregado durante o dia ou à noite. Projetados para carregamento rápido e conveniente, os carregadores PACCAR de 120 kW e 180 kW são próprios para frotas que operam veículos elétricos em várias rotas ou em vários turnos. A unidade de 180 kW fornece energia para carregar a maioria dos tipos de caminhão em menos de três horas.

A versão mais potente é o carregador PACCAR de 350 kW, uma solução ultrarrápida que pode carregar veículos com potência nominal total em menos de duas horas ou até carregar, rapidamente, dois veículos simultaneamente. Os carregadores móveis são para dar mais segurança nas jornadas rodoviárias e para oficinas.

O hardware de carregamento e o software de rede estão em desenvolvimento pela própria DAF junto com parceiros do setor de energia. As atualizações de software acontecem via sinal wireless. Entre os serviços de apoio oferecidos através da rede de concessionárias e das lojas TRP, estão o de indicação da solução ideal para cada cliente e o de manutenção dos equipamentos, que contam com dois anos de garantia.

A maioria dos carregadores inclui autenticação RFID ou PIN, sendo que todos possuem conexão de conectividade “celular” com um plano de serviços pelo período da garantia.

×
×

Carrinho