DAF atualiza XF com nova cabine Blue Cab

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Apresentada no IAA 2012 e lançada efetivamente no ano seguinte, a nova cabine DAF XF chega agora ao Brasil, abrindo caminho para modernização do CF e possível chegada do novo LF

Da redação

Às vésperas de completar sete anos de operação no país, em que já alcançou a marca de 10 mil unidades vendidas, a DAF Caminhões Brasil antecipa sua cara de Euro VI, que entra em vigor a partir de 2022. A novidade está representada pelo lançamento do novo DAF XF, destacando principalmente cabine e novas faixas de potência do motor.

Produzido na fábrica de Ponta Grossa, no Paraná, o caminhão é o principal lançamento da companhia nos últimos anos. “O Brasil é um mercado de grande potencial e estratégico para o nosso crescimento. Prova disso é que, independentemente do atual cenário, a empresa seguiu todos os seus planos e finalizou o aporte em seu principal lançamento no país, o novo XF”, afirma Lance Walters, presidente da DAF Caminhões Brasil.

O projeto do novo caminhão foi iniciado em 2016, envolvendo as engenharias do Brasil e da Holanda, com o desenvolvimento do projeto, de fornecedores locais e ampliação do quadro de funcionários. Mais recentemente, foram realizadas diversas adaptações na fábrica, com novos ferramentais, treinamentos, e segurança na saúde.

Walters afirmou que o próximo desafio DAF é fazer o novo XF alcançar a liderança em seu segmento de atuação. Como essa é uma afirmação forte, deverá ser cobrado por isso, mesmo sem passar maiores detalhes sobre o prazo.

Conjunto de tecnologias

A Rede de Concessionárias DAF começa a receber no início de setembro os novos XF, nas configurações de tração 6×4, 6×2 e 4×2, para aplicações rodoviárias. A montadora promete um consumo de combustível até 14% menor que a versão anterior, fruto de um trabalho da engenharia brasileira, com o suporte do Centro Tecnológico da companhia na Holanda.

O XF vem equipado com nova versão do motor Paccar MX13, de 12,9 litros, redesenhado para trabalhar em rotações menores, que chegam em dois tipos de motorização, de 480 cv (até 2.500 Nm a partir de 900 rpm) e 530 cv (até 2.600 Nm a partir de 1.000 rpm). O freio motor Paccar MX ficou ainda mais potente, com 490 cv em três estágios.

“Apesar de totalmente inspirado na premiada versão europeia, o caminhão ganhou reforços para suportar as severas operações do país”, afirma Jarno Broeze, diretor de Desenvolvimento de Produto da DAF Caminhões Brasil. Essa estratégia de preparar o caminhão para as péssimas estradas brasileiras é adotada por absolutamente todas as montadoras e a marca holandesa não seria exceção. “O XF é um projeto exclusivo para o mercado brasileiro e tem tudo para ser o preferido do mercado nacional”, comenta um otimista Broeze.

A transmissão que equipa o veículo é a ZF TraXon, automatizada, com 12 velocidades e relações mais longas, que estreia no mercado com o XF. Seu projeto, mais robusto e leve. Destaca o sistema Eco-mode, combinado ao Controle Preditivo de Cruzeiro, para uma troca precisa de marcha, ajustando a velocidade ao tipo de relevo. “Somos parceiros de desenvolvimento da ZF na Europa, o que significa que as suas transmissões se ajustam perfeitamente ao nosso motor”, acrescenta Broeze.

O novo XF conta com um conjunto tecnológico embarcado de padrão europeu. Entre os principais recursos está o Assistente de Performance do Condutor, que interage com o motorista, fornecendo dicas e dando notas para a sua condução. Já o Controle de Cruzeiro Preditivo é um piloto automático, que define a tração e velocidade correta para a percurso.

O modelo também é equipado com sensores de pressão dos pneus e monitor de nível de energia da bateria. Com relação à segurança, o XF destaca o Sistema de Frenagem de Emergência Avançada, o Controle de Estabilidade do Veículo, o Sistema de Aviso de Saída da Faixa e, por fim, o Controle de Cruzeiro Adaptativo.

Cabine

O novo XF tem duas opções de cabine, a Space e a Super Space, sendo a última a mais espaçosa e confortável do mercado, com 2,10 metros de altura interna. No exterior, o XF conta com design totalmente renovado, incluindo novo parasol, logomarca no novo padrão da companhia e novos faróis com lentes Lexan®, as mesmas utilizadas em janelas de aviões, e projeto com opcional de lâmpadas em LED.

O para-choque de aço é uma característica de robustez do XF, que agora recebe detalhes cromados, assim como a nova grade. Os clientes podem optar por maçanetas e para-lamas na cor da cabine, promovendo um visual mais moderno e elegante.

O interior oferece opções de pacote de acabamento, com destaque para o Exclusive. A iluminação interna conta com três níveis, todos com possibilidade de dimerização por meio dos controles digitais. O motorista pode ainda personalizar a posição dos botões internos, priorizando o comando que ele mais utiliza na sua operação.

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