Nuro e BYD anunciam desenvolvimento de utilitário autônomo de carga

nuro_byd

A chinesa BYD e a startup estadunidense de veículos autônomos Nuro assinaram um acordo para a fabricação de veículos comerciais leves autônomos com motorização elétrica, juntando a expertise das duas empresas. O desenvolvimento deverá atender ao mercado norte-americano, somente.

A BYD alavancará a capacidade de fabricação da fábrica em Lancaster, finalizando a montagem de componentes de hardware de origem global, para apoiar a Nuro. A parceria chega em momento bastante promissor para a startup, que conseguiu levantar US$ 600 milhões para investimentos, durante o último trimestre de 2021, através da Tiger Global Management e outros investidores.

O veículo de entrega autônomo de terceira geração da Nuro terá maior capacidade de carga útil e novas tecnologias de segurança. Com o dobro do volume de carga do atual modelo R2 da Nuro, o novo modelo também contará com insertos modulares para personalizar o armazenamento e novos compartimentos com temperatura controlada para manter as mercadorias quentes ou frias. O utilitário virá com airbag externo para maior segurança dos pedestres, além de um conjunto de sensores multimodais, incluindo câmeras, radares, sensores LiDAR (3D Laser Scanners) e câmeras térmicas, criando uma visão redundante de 360 graus.

A Nuro foi fundada em 2016 por Jiajun Zhu e Dave Ferguson, ex-engenheiros da equipe de autocondução da Google. A empresa se especializou no desenvolvimento de veículos de zero ocupação e projetados especificamente para o transporte de mercadorias sem passageiros. Anteriormente, a startup já havia lançado duas gerações de veículos autônomos e tem como clientes empresas como a rede de pizzarias Domino’s, a rede de supermercados Kroger e a rede de lojas de conveniência 7-Eleven, bem como anunciou uma parceria com a FedEx, uma das maiores operadoras logísticas do planeta. Ah, por falar em Seven Eleven, tem uma musica dos Ramones com este nome e eu gosto muito. Mas, isso não tem nada a ver com o assunto.

Neste projeto, a BYD está trabalhando em conjunto com a Nuro no desenvolvimento de veículos, sendo responsável pela fabricação e testes iniciais dos mesmos. A chinesa ainda fornecerá o hardware Blade Battery, motores elétricos, controles eletrônicos e displays para interação homem-máquina. A Nuro integra tecnologias como direção autônoma, módulos de controle e sensores. A BYD terminará a montagem da plataforma de hardware em sua fábrica em Lancaster, nos Estados Unidos, utilizando componentes de origem global. A Nuro completará então o processo de fabricação do veículo instalando e testando os sistemas de autonomia que tornarão a plataforma capaz de operar nas novas instalações da empresa no sul de Nevada.

×
×

Carrinho