BYD D9F é o primeiro ônibus elétricos para fretamento do Brasil

BYD_ D9F_Marcopolo_Viaggio_1050

BYD vai comercializar ônibus elétricos para fretamento e curtas distâncias rodoviárias. 

Da redação

O primeiro ônibus 100% elétrico, da BYD, para o mercado de fretamento é o modelo BYD D9F, que foi homologado para operações de fretamento e linhas rodoviárias de curtas e médias distâncias. O chassi já estava homologado e faltava, somente, o documento fornecido pelo CAT [Certificados de Autorização de Tráfego] para a comercialização do veículo.

Com autonomia para 400 quilômetros através de dois motores elétricos (BYD – 2912TZ -XY-A) integrados às rodas do eixo traseiro e que entregam 402 cavalos de potência, o novo BYD D9F recebe a carroceria Marcopolo Viaggio 1050. Conta ainda com suspensão integral a ar, sistema de freios a disco, ABS e controle de tração.

O ônibus BYD D9F possui 12,9 metros de comprimento, capacidade para 44 passageiros, equipado com sistema de ar-condicionado, dispositivo de poltrona móvel para total acessibilidade, sistemas de som e entretenimento e tomadas USB em todas as poltronas.

Características do BYD D9F

  • Autonomia de até 400 km;
  • Cinco anos de garantia para o trem de força: motores elétricos e caixa de redução;
  • Carregamento fácil em até quatro horas;
  • Baixo consumo energético;
  • Zero emissão de poluentes e ruídos;
  • Oito anos ou 500 mil km de garantia para a bateria;
  • Baixo custo de manutenção;
  • Dois Motores elétricos BYD – 2912TZ -XY-A de 402 cv de potência integrados às rodas do eixo traseiro;
  • Chassis tubular: Não necessita alongamento para carrocerias de até 13,2 metros;
  • Estrutura em aço de alta resistência à torção e à flexão;
  • Freios a disco com sistema ABS e controle de tração;
  • Certificados ISO 9001/2015 e ISO 14001/2015.
Chassis_BYD_D9F_com_carroceria_Marcopolo_Viaggio_1050
Chassis BYD D9F com carroceria Marcopolo Viaggio 1050.

“Com essa autonomia é possível que operadores façam curtas e médias distâncias com um grande desempenho e economia de operação, graças à disponibilidade e economia de carregamento em relação aos similares a combustão. Trata-se de uma excelente oportunidade para o mercado de fretamento e translado entre aeroportos e também cidades”, disse Marcello Schneider, diretor da Divisão de Ônibus da BYD.

Em 2020, a BYD Brasil vai abrir sua terceira fábrica, em Manaus, destinada para a fabricação de baterias de fosfato ferro lítio.

×
×

Carrinho