BYD Brasil e KWfleet implantam modelo de negócio inédito

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Lote de 150 vans 100% elétricas foi comprado pelo novo sistema, que viabiliza a entrada de frotas verdes no mercado

Da redação

Um novo modelo de negócio idealizado pela locadora de veículos elétricos KWFleet, em parceria com a BYD Brasil, está viabilizando a entrada de frotas verdes 100% elétricas no mercado de transporte de cargas leves. A solução torna a operação 20% mais produtiva que a de um veículo a combustão. O sistema é baseado na locação de frotas e engloba todas as etapas e custos da operação, como a geração da energia, abastecimento, capacitação do motorista, manutenção e otimização das frotas.

Alguns fatores contribuem para este índice ousado, como a previsibilidade dos custos, pois a planilha de custos não está submetida à variação do preço do combustível. Por ser movido a uma energia alternativa, o veículo fica isento do sistema de rodízio em São Paulo, além de demandar pouca manutenção. Mas, acima de tudo, por ter o custo de abastecimento equivalente a apenas 18% de um similar a diesel.

Grandes empresas no mundo também começam a despertar para as vantagens do elétrico. A Budweiser, dos EUA, anunciou a compra de 21 cavalos mecânicos extra pesados da BYD, comumente chamados de Semi Truck Classe 8.

KWfleet

KWfleet_BYDNo Brasil, já estão disponíveis dentro deste sistema de locação as primeiras 150 vans BYD eT3 e-delivery de entregas urbanas. A geração da energia para o abastecimento dos carros virá, já a partir do próximo ano, de uma fazenda de energia fotovoltaica da GD Solar, que possui uma Joint Venture com a KWfleet.

Com isso, para a KWfleet, o custo com abastecimento de sua frota equivale a apenas 18% do gasto que teria com um similar a diesel. A economia com o gasto no abastecimento dos elétricos é um enorme destaque, pois equivale, em média, a ¼ do valor gasto com um veículo a combustão.

O número de 150 vans ainda soa pequeno diante do mercado à combustão, mas é expressivo se imaginarmos que, no mundo, apenas a China está à frente do Brasil. Os planos da locadora KWfleet com a BYD Brasil são ousados e a expectativa da empresa é ter, até 2023, uma frota de 5 mil veículos elétricos entre vans, caminhões e carros.

“O empresário de hoje tem uma preocupação sustentável e, mesmo ainda sendo cerca de 50% mais caro que um veículo convencional, a locação deste veículo por uma empresa a médio prazo já se viabiliza economicamente e se torna vantajosa a partir da metade do contrato”, afirma o CEO da empresa, Luiz Carlos Magalhães. A locadora já fechou contrato com algumas empresas como DHL (que fornece para diversas multinacionais), Carbono Zero, Heineken com a marca Eisenbahn, entre outras.

Segundo Magalhães, a utilização do elétrico é vantajosa sob diversos aspectos. “Num contrato dessa natureza conseguimos oferecer um modelo em que está tudo incluído em uma única nota fiscal de serviços. Desde a manutenção, documentação, treinamento do funcionário até os custos com infraestrutura de carregamento e o próprio abastecimento de energia nos eletropostos. Neste novo modelo o empresário tem previsibilidade, algo impensável hoje em dia nos veículos a combustão”.

Outro destaque da utilização deste veículo em São Paulo, por exemplo, é que ele é isento de rodízio e pode circular livremente. “Isso para quem aluga é uma vantagem competitiva. O empresário ganha com mais produtividade com a frota”, completa Magalhães.

A van elétrica BYD eT3 e-delivery tem até 300km de autonomia e têm sido utilizada para serviços de entregas urbanas, carga seca ou refrigerada, atacado, resíduos de serviços de saúde e monitoramento de rodovias. Além de ter a maior eficiência energética do mercado, a eT3 e-delivery também possui a vantagem de realizar recarga rápida de 20% a 80% da bateria do veículo em apenas 30 minutos, o que garante até 180 km a mais de autonomia. Isso só é possível graças ao Battery Management System Premium (BMS), desenvolvido pela BYD.

“O mercado está buscando soluções sustentáveis, mas que sejam ao mesmo tempo viáveis economicamente. Não basta ser verde se não for possível agregar ganhos financeiros para a operação. Com essa van conseguimos entregar um desempenho ainda melhor que as opções tradicionais à combustão. Em todos os quesitos a van eT3 e-delivery tem sido insuperável.  O retorno das empresas é excelente”, conta Carlos Roma, diretor de Vendas da BYD Brasil.

Outro destaque da van BYD eT3- e-delivery é o conforto para o motorista, que passa a contar com um carro totalmente automático, ergonômico, silencioso e com ar condicionado digital.

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