Dersa entrega embarcação reformada para travessia Santos/Guarujá

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Balsa FB-11 recebeu quatro motores novos de última geração. Sistema passa a contar com sete balsas e deverá ser privatizado a partir de 2020

Da redação

A Dersa entregou neste final de julho a sétima balsa que passa a operar na Travessia Santos/Guarujá, a mais movimentada do Estado. Ao mesmo tempo, também já foram iniciados os estudos para a concessão dos serviços à iniciativa privada. A meta é que o sistema de lanchas e balsas comece a ser modernizado já a partir de 2020.

A FB-11 recebeu raspagem do casco, novos eixos e buchas, novos equipamentos de salvatagem, nova pintura e quatro novos motores, que fazem parte de um total de 30 motores zero quilômetro adquiridos no início do ano, com investimento de mais de R$ 10 milhões do Governo do Estado.

Com a conclusão dos serviços, que duraram 70 dias, a FB-11, com capacidade para transportar até 36 veículos, teve o Certificado de Segurança da Navegação (CSN) renovado, ou seja, está devidamente vistoriada e autorizada pela Marinha do Brasil.

Travessia Santos/Guarujá

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O sistema é composto, atualmente, por seis balsas. Em janeiro deste ano eram apenas cinco e o sexto ferryboat foi entregue em março, ampliando a capacidade operacional na travessia. Com a FB-11 também incorporada à frota, a expectativa é de uma melhoria ainda maior, com a capacidade operacional saltando de 540 veículos/hora/sentido para 630 veículos/hora/sentido, com um aumento de quase 17%.

Além da FB-11, outras sete embarcações cumprem o cronograma de reformas estabelecido pela Dersa, incluindo quatro balsas e três lanchas. O serviço deverá ser concluído de forma gradativa até o fim do ano, contemplando todas as travessias administradas pela empresa.

Durante o Carnaval, em março deste ano, a DERSA já havia entregado outras quatro embarcações, sendo três balsas reformadas (uma para a Travessia Santos/Guarujá, uma para a Travessia Cananéia/Ilha Comprida e uma para a Travessia Iguape/Juréia) e uma lancha de passageiros para a Travessia São Sebastião/Ilhabela. Outro destaque são as manutenções, que estão mais eficientes. Isso porque os trabalhos agora ocorrem também em período noturno, impactando o menos possível na operação das balsas durante o dia.

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