4Truck foi ao IAA buscar inovações para seus implementos

Osmar Oliveira, sócio-diretor da 4Truck esteve no IAA Veículos Comerciais, na Alemanha.

Diretor da 4Truck, fabricante de implementos de Guarulhos, SP, visita IAA em busca de idéias e parcerias

por Roberto Queiroz

Embora nova, com pouco mais de 6 anos de atuação, e de porte ainda pequeno se comparado com as gigantes do setor, a fabricante de implementos 4Truck segue buscando diferenciais que a qualifiquem no mercado, por enquanto, nacional. Osmar Oliveira, sócio-diretor da empresa esteve no último IAA, em Hannover, na Alemanha, em objetiva busca de “inovações para seus processos e produtos, fornecedores para atender a demanda por matéria-prima, networking com os principais players do mercado mundial e novidades”, como ele mesmo coloca.

Voltou com a mala cheia de ideias e insights, com destaque para a redução de peso dos implementos, dispositivos de amarração de carga e utilização de materiais nobres e fibras em substituição ao tradicional aço. A visita à principal feira de veículos comerciais leves do mundo rendeu seus primeiros dividendos em termos de esclarecimentos.

Osmar Oliveira, sócio-diretor da 4Truck
Oliveira: “Quase não se usa madeira na Europa”.

No Brasil, a 4Truck atua basicamente em três nichos, com baús lonados e de alumínio, carrocerias abertas, e unidades móveis individualizadas. Sua linha é sobre chassi, cerca de 60% para caminhões leves e médios e o restante para vans. “Recentemente, criamos uma unidade de reformas e serviços, que aplica um pós-vendas multimarcas, como alternativa na crise de 2015, e isso deu muito certo”, conta Oliveira.

Seu mercado está retomando volumes e, apenas em 2018, a implementadora atingiu um crescimento que equivale a sete vezes o movimento de 2012. E 100% dobre 2017. Focando em detalhes, preparou, por exemplo, “o maior baú do mercado para o novo Delivery Express, com 4,40m de comprimento, enquanto a concorrência oferece 4,20 ou 4,30m.”

Menor peso

Segundo o empresário, a Europa é bastante direcionada à busca de soluções de menor peso e ao uso de materiais recicláveis, enquanto no Brasil, nos implementos de transportes, ainda se usa mais aço, pela resistência, preço e até medo de vandalismo.

“Fui atrás de inovações em produtos e processos produtivos e vi muitas aplicações para alumínio e aços de alta resistência. Quase não se usa madeira”, comenta. Enquanto no Brasil o uso do alumínio equivale a 7 kg per capita, na Alemanha o volume vai a 33 kg per capita. “Isso não é à toa. ”

Oliveira sondou possíveis fornecedores para essas soluções e trouxe sólida bagagem de contatos e informações técnicas, inclusive sobre acessórios que podem ser agregados a seus implementos. Agora, pretende iniciar um detalhado processo de avaliação para definir que inovações podem ser aplicadas de forma competitiva.

“A principal descoberta foi de peças em novos materiais, como longarinas, novas espessuras e projetos mais funcionais. Menos é mais. Foram muitos exemplos de soluções de pequeno porte, para operação com um único profissional, apenas o motorista”, revela, mostrando interesse.

A 4Truck está definindo uma área nova, provavelmente ainda em Guarulhos, para mudar e expandir suas atividades. Osmar Oliveira pretende já estar instalado na casa nova ainda durante o primeiro semestre de 2019.

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