Renault Trucks revela a sua segunda geração de caminhões elétricos

Renault Trucks ZE

Da redação

Após dez anos de experimentação em condições operacionais reais com os seus clientes-parceiros, a Renault Trucks anuncia a sua segunda geração de veículos totalmente elétricos, com uma gama de 3,1 a 26 t voltada a aplicações urbanas

O pacote cobre as linhas Renault Master Z.E., Renault Trucks D Z.E. e Renault Trucks D Wide Z.E., uma gama completa de 3,1 a 26 toneladas adequada ao uso urbano. As linhas Renault Trucks D e Renault Trucks D Wide Z.E. serão fabricadas na planta da Renault Trucks em Blainville-sur-Orne, e chegarão ao mercado em 2019. O Renault Master Z.E. estará disponível ainda em 2018.

Para acompanhar a mudança de cara do transporte urbano, a Renault Trucks, pioneira no campo da eletromobilidade, está lançando sua segunda geração de caminhões elétricos. O portfólio Renault Trucks Z.E., consistindo no Renault Master Z.E., Renault Trucks D Z.E. e a Renault Trucks D Wide Z.E., variando de 3,1 a 26 toneladas, abrange toda a gama de usos urbanos, desde a distribuição de mercadorias até a coleta de lixo.

A Renault Trucks vem se preparando para essa mudança, na direção da eletromobilidade, nos últimos dez anos. Para a montadora, a eletromobilidade foi desde o início a resposta óbvia para os problemas de qualidade do ar urbano e questões de ruído, bem como a necessária redução das emissões globais de CO2.

Por mais de dez anos, a empresa vem testando em campo caminhões elétricos com seus clientes parceiros, a fim de obter informações cruciais sobre o uso e comportamento da bateria, as instalações de recarga e os requisitos específicos de manutenção. Esses testes do mundo real também permitiram que os parceiros da Renault Trucks ajudassem seus próprios clientes a aceitarem a tecnologia elétrica. A marca tem mais de uma década de experiência com caminhões totalmente elétricos, graças ao Renault Maxity.

“Dez anos atrás, fomos os pioneiros, promovendo caminhões elétricos para melhorar a qualidade do ar das cidades”, explica Bruno Blin, presidente da Renault Trucks. “Hoje podemos oferecer uma gama de veículos elétricos com desempenho comprovado e os especialistas em nossa rede estão prontos para ajudar nossos clientes a migrar para a eletromobilidade. Dez anos atrás, éramos pioneiros, hoje somos especialistas. ”

Emissão zero em acesso irrestrito – Os mais recentes avanços tecnológicos fizeram das empilhadeiras elétricas uma alternativa economicamente viável para os transportadores, levando a Renault Trucks a ampliar sua oferta. Por mais rigorosos que sejam os regulamentos em zonas urbanas, os veículos da Renault Trucks Z.E. operam perfeitamente em conformidade. Eles são uma solução indicada para proteger a qualidade do ar e reduzir o congestionamento, pois permitem entregas fora do expediente convencional, sem ruído e sem emissão de poluentes como o CO2.

Alguns nomes proeminentes no transporte de mercadorias já optaram pela eletromobilidade. Uma dessas empresas é a XPO Logistics. “Na XPO, lideramos pelo exemplo, pois a indústria de transportes está cada vez mais ciente da necessidade de energia alternativa”, disse Luis Gomez, diretor-gerente de transporte da XPO Logistics Europe. “Elogiamos nosso fornecedor Renault Trucks por investir no desenvolvimento de veículos elétricos que oferecem uma maneira prática de atingir zero emissões. A Renault Trucks está moldando o futuro do transporte comercial em um ambiente regulatório em evolução.”

A Suez também está acompanhando o lançamento da gama Renault Trucks Z.E com expectativa. “Estamos muito satisfeitos em ver uma nova solução industrial competitiva chegar ao mercado e poder fazer parceria com a Renault Trucks”, explica Edouard Hénaut, diretor executivo de Serviços da Suez. “Esta nova oferta de caminhões elétricos permitirá que a Suez ajude seus clientes a reduzir sua emissão de carbono graças a uma solução de coleta de lixo silenciosa e ambientalmente amigável”.

Renault Master Z.E., agora em setembro – O Renault Master Z.E., que será lançado em setembro, é indicado para entregas ao consumidor final e permite acesso a áreas do centro da cidade, mesmo aquelas com restrições rígidas de tráfego. A bateria deste veículo utilitário totalmente elétrico leva seis horas para carregar.

Seu volume de carga é o mesmo de um Renault Master convencional, já que as baterias são montadas sob os assentos dianteiros. O Master Z.E. chega em seis variantes (quatro furgões e dois chassis cabinados) projetadas para atender a todos os requisitos dos profissionais que trabalham em ambientes urbanos.

Por fim, para proteger o motorista e a carga e manter os moradores da cidade seguros, o Master Z.E. é equipado com uma câmera de ré, sistema de radar de ré e espelho de visão ampla, como recursos padrão.

Renault Trucks D e Renault Trucks D Wide Z.E.

A versão especialmente projetada de 16 t do Renault Trucks D Z.E. é indicado para entregas urbanas sob temperatura controlada. O Renault Trucks D Wide Z.E. virá em uma versão de 26 t, para coleta de lixo. Ambos os modelos serão fabricados na fábrica da Renault Trucks em Blainville-sur-Orne, Normandia, França, no segundo semestre de 2019.

Um Renault Trucks Z.E. tem um alcance de operação de até 300 km, dependendo do uso e da configuração da bateria. A bateria é o item mais caro na compra de um caminhão elétrico. A Renault disponibiliza várias faixas operacionais para não comprometer a carga útil ou a relação custo-benefício, adaptadas às necessidades exatas dos clientes.

Graças ao rápido carregamento DC, o Renault Z.E. e o Renault D Wide Z.E., as baterias de ion de lítio podem ser totalmente carregadas em apenas uma a duas horas, por meio do conector CCS Combo de 150 kW. Para carregamento CA durante a noite, o tempo para carregar totalmente uma bateria de 300 kWh é de 12 horas. Neste caso, uma tomada de alimentação industrial trifásica de 380V 32A é perfeitamente suficiente.

Para máxima flexibilidade em termos de utilização e encarroçamento, os caminhões Renault D Z.E. e Renault D Wide Z.E. estão equipados com uma tomada de força e uma interface mecânica padrão.

Especificações técnicas

RENAULT MASTER Z.E.
-Total PBT 3.1t
Motor elétrico de -57 kW
Torque máximo: 225 Nm
Velocidade máxima: 100 km / h
Armazenamento de energia: baterias de ions de lítio de 33 kWh
-Gama operacional no ciclo NEDC: 200 km
Faixa de operação real: até 120 km

RENAULT TRUCKS D Z.E.
-Total PBT: 16t
-Peso: 16,7 t.
– Distâncias entreeixos: 4.400 mm e 5.300 mm
– Motor elétrico 185 kW (saída contínua de 130 kW)
– Torque máximo do motor elétrico: 425 Nm.
– Eixo traseiro, torque máximo: 16 kNm
– Caixa de velocidades de duas velocidades
– Armazenamento de energia: baterias de ions de lítio num total de 200 a 300 kWh
– Faixa de operação real: até 300 km

RENAULT TRUCKS D WIDE Z.E.
– PBT: 26 t
– Peso: 27 t.
– Distância entre eixos: 3.900 mm
– Dois motores elétricos com uma potência total de 370 kW (potência contínua de 260 kW)
– Torque máximo de motores elétricos: 850 Nm
– Torque traseiro máximo: 28 kNm.
– Caixa de duas velocidades
– Armazenamento de energia: baterias de íons de lítio, 200 kWh.
– Faixa de operação real: até 200 km

×
×

Carrinho