TCP movimentou mais de 800 mil TEUs em 2018

TCP

por Roberto Queiroz

Terminal registrou movimentação de mais de 800 mil TEUs em 2018, aumentando sua participação de mercado em relação ao ano anterior

Com a movimentação de mais de 800 mil TEUs (medida equivalente a um contêiner de 20 pés), a TCP, empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá, consolidou sua liderança na movimentação de contêineres da região Sul do Brasil em 2018.

De acordo com Alexandre Rubio, diretor Comercial da TCP, o desempenho é resultado do trabalho integrado realizado pelas diversas células da empresa, que oferece ao cliente mais comodidade e segurança nas operações de importação e exportação.

“O Terminal vem realizando um trabalho comercial forte, convertendo cargas de outros estados para o Paraná. E isso é possível devido às soluções que oferecemos, encurtando as etapas logísticas e tornando as operações mais competitivas via Paranaguá”, destaca.

Entre os diferenciais oferecidos pelo Terminal de Contêineres de Paranaguá está a conexão com a ferrovia. “A TCP é o único terminal de contêineres no Brasil com acesso direto ao ramal férreo. A ferrovia recebeu, nos últimos anos, investimentos para a duplicação do ramal de entrada, o que possibilitou aumentar a produtividade e capacidade da operação”, enfatiza o executivo.

Outro fator importante é a oferta porta a porto, onde a empresa realiza a operação de consolidação, estufagem e gestão logística para o cliente.

“A TCP tem células dedicadas a gerenciar todas as etapas logísticas da carga. Nós administramos desde a saída do produto do fabricante até sua chegada ao Terminal, além da armazenagem, conteinerização e embarque do navio”, explica.

Esse atendimento complementar é feito pela TCP Log, empresa de operações logísticas que oferece serviços de integração da cadeia logística para cargas localizadas no Sul e Sudeste do Brasil.

Atualmente, a TCP tem capacidade para movimentar 1,5 milhão de TEUs/ano, conta com 320 mil m² de área de armazenagem e oferece três berços de atracação, com extensão total de 879 metros, além de dolfins exclusivos para operação de navios de veículos. C

om as obras de ampliação, o Terminal terá sua capacidade de movimentação aumentada em 60%, chegando a 2,5 milhões de TEUs/ano.

“Os investimentos na modernização e ampliação do Terminal ampliarão ainda mais nossa capacidade operacional e agilidade”.

Responsável pelo maior investimento do setor portuário Brasil na atualidade, onde estão sendo aplicados mais de R$ 550 milhões nas obras de ampliação da capacidade de movimentação do terminal dos atuais 1,5 milhão de TEUs/ano para 2,5 milhões de TEUs/ano, a TCP está se preparando para atender a demanda de mercado brasileiro pelos próximos 30 anos.

×
×

Carrinho