Tarifa pós-paga no transporte público de Lisboa

Carris

por Gustavo Queiroz

A capital portuguesa, Lisboa, inova na forma de cobrança da tarifa do sistema de transporte urbano de passageiros, incluindo todos os modais.

Sete operadores do serviço lançaram, dia 30 de janeiro, a possibilidade de viagem pós-paga através serviço Viva Go do cartão Lisboa Viva.

Viva_GO_Lisboa_VivaVamos contextualizar para você entender melhor como funciona.

É como se o nosso conhecido “Bilhete Único” estivesse sem crédito, mas permitisse o acesso do passageiro ao serviço de transporte.

A cobrança é feita diretamente no cartão de crédito do titular do cartão Lisboa Viva após cadastramento do usuário no novo serviço de pagamento.

Dessa forma, o passageiro não precisa mais se preocupar em carregar o cartão previamente ao uso do serviço de transporte.

Se trata de mais uma facilidade ao cidadão lisboeta.

Quem pode usar

Os sete operadores do serviço de transporte público de Lisboa são: Carris, CP-Comboios de Portugal, Fertagus, Metropolitano de Lisboa, Metro Transportes do Sul, Transtejo e Softlusa

Atualmente, existem dois milhões de cartões Lisboa VIVA em circulação usados em 24 operadores de transporte. No médio prazo, todos eles poderão adotar o serviço, segundo a OTLIS (Operadores de Transportes da Região de Lisboa).

Inicialmente, essa modalidade de pagamento está sendo disponibilizada para viagens ocasionais.

Sendo assim, milhares de passageiros ocasionais serão beneficiados e poderão utilizar o serviço de transporte de forma simplificada.

Assim, a expectativa é de aumento do fluxo de passageiros nos ônibus da capital.

Futuramente, a modalidade de pagamento pós-pago também poderá ser aplicada para os usuários frequentes dos circulares lisboetas.

×
×

Carrinho