ONU destaca aumento na movimentação de carga nos portos

Porto_de_Santos

Da redação

Aumentou em 7,7% a movimentação de carga em contêineres em 118 portos e zonas portuárias, de 31 países, da América Latina e do Caribe no ano passado, de acordo com a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), vinculado as Nações Unidas.

Do total, dez países representaram 84,1% do total de volume de cargas movimentado. Ordenados pela maior quantidade de TEU mobilizados para o menor, a dezena de países é: Brasil, México, Panamá, Colômbia, Chile, Peru, Argentina, Equador, República Dominicana e Jamaica.

Em 2018, foram movimentados mais de 53,2 milhões de TEU (unidade equivalente a 20 pés), que equivale a 7,1% do movimento de contêineres global, demonstrando um leve aumento na comparação com o ano anterior (quando alcançou 6,6% do total global), indicou a CEPAL.

No período, a Costa Leste da América do Sul (CEAS) obteve um crescimento da atividade dos portos e zonas portuárias de 12%. Por sua vez, a Costa Oeste da América do Sul (COAS) ampliou 7% em 2018 na comparação com os 6% registrados entre 2016 e 2017.

O Caribe marcou um crescimento de 12% no movimento total de contêineres, enquanto a América Central (sem incluir México) teve um crescimento mais sutil de 7% apenas na Costa Oeste, já que a Costa Leste manteve basicamente o mesmo movimento que em 2017.

A zona México Golfo cresceu 8% na comparação com 2017, e o México Pacífico, 11%. O Panamá, no entanto, apresentou um crescimento em sua costa caribenha (11%) em relação ao total movimentado pelo país, enquanto sua costa Pacífico teve uma queda de 16%.

Clique aqui e acesse o relatório, na íntegra, sobre movimentação portuária de contêineres (em espanhol).

×
×

Carrinho