Centro de distribuição reforça franquias Acquazero

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Rede de franquias especializada em lavagem ecológica automotiva abre CD em Belo Horizonte

por Roberto Queiroz

Buscando a gestão adequada dos processos que envolvem sua operação logística, a rede de franquias Acquazero acaba de investir R$ 3 milhões em um centro próprio de distribuição de produtos. Toda a sua estrutura está adaptada em um único espaço, uma área de 350m² em Belo Horizonte, MG, que concentra mais de dois mil itens. A marca aposta que um posicionamento estratégico facilitará o trabalho, além de evitar riscos desnecessários no transporte e reduzir o custo de fretes.

A rede Acquazero, com aproximadamente 240 unidades em 22 estados, pertence à holding Encontre Sua Franquia, dirigida pelo empresário Henrique Mol, e que mantém outras seis redes de serviços, caso de Encontre sua Viagem (500 pontos), Quisto Seguros (70 pontos), Suav (20 pontos, ramo de estética) e Fórmula Pizzaria (17 pontos). Juntas, somam mais de mil unidades em operação. Um segundo CD, com 150 m², fica em Jundiaí, SP, mesmo local em que se encontra o primeiro negócio a entrar em operação. A empresa programa a abertura de novos CDs em Fortaleza ou Recife, Manaus ou no Centro-Oeste e Região Sul.

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Três caminhões Bongo atendem a logística para 240 franqueados.

A Acquazero surgiu em 2009, oferecendo uma limpeza automotiva ecológica, com o uso de apenas 300 ml de água para um veículo pequeno. E já criou mais de 15 serviços seguindo o mesmo conceito, crescendo no mercado sustentável automotivo. O interessado pode optar pelas modalidades de Home Office, Standard (pequenas lojas), Prime (lojas até 500 m²) e Satélite, para máster franqueados com vários pontos de atendimento.

Embora em proporção ainda pequena, em relação ao volume total de atendimentos, a Acquazero também atende caminhões, ônibus e até aeronaves. Em Vitória, ES, por conta do perfil do franqueado, há um atendimento bastante forte nesse segmento. Muitas vezes, o serviço é feito com atendimento noturno, em que uma equipe vai ao local onde está o veículo. “A lavagem de um caminhão é feita com 2 litros de água”, diz. A empresa também oferece um aplicativo, Easy Carros, que faz a gestão de frota na parte estética.

Com três caminhões Bongo adaptados para atender os 240 franqueados espalhados em 14 estados, o centro de distribuição possibilita uma economia de 10% a 15% no valor do frete e no prazo de entrega, que caiu de 20 para 7 dias. A Zaplus Distribuidora, empresa do Grupo, é responsável por essa logística e também recorre a transportadoras externas quando necessário. Um dos caminhões, com carroceria para carga frigorificada, atende às necessidades da rede de pizzarias, com produtos fornecidos pela Cozinha Central, também do Grupo.

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Centro de Distribuição melhorou a eficiência dos negócios.

Para Mol, o conceito do CD é fornecer “em torno de 95% daquilo que o franqueado precisa para estar dentro do negócio, desde a montagem até itens que precisa periodicamente para tocar seu trabalho. O objetivo é ter uma padronização entre as operações, em que todas as lojas deverão seguir o mesmo padrão definido pela franqueadora”. O segmento de estética automotiva é atendido com produtos para lavagem de veículos e até a parte de mobiliário, decoração e equipamentos.

Padronização

A padronização é algo necessário a uma rede de franquias, desde o atendimento à imagem da loja. Com o centro de distribuição próprio da marca e logística diferenciada para essas regiões, Mol acredita que terá uma melhor padronização das redes atendidas, com um aumento da lucratividade e crescimento em torno de 20% no faturamento.

“Essa nova medida possibilitará acompanhar melhor o estoque e as vendas em um determinado período, além de reduzir o tempo gasto para entrega dos pedidos, aumentar o nível de serviço e apoiar nosso crescimento”, afirma. Mol pontua que com uma distribuidora própria é possível criar ações internas de forma mais efetiva, como no caso de campanhas ou datas comemorativas atreladas ao trabalho de marketing, trabalhando com itens que deverão ser aplicados em todas as unidades.

“Quando pensamos em negócio é necessário ter escala, ou seja, uma base de franqueados satisfeitos na operação. Se temos uma distribuidora, o objetivo é comprar melhor, gerando menores preços, que possam refletir em menores custos, o que torna o modelo de negócio ainda mais interessante”, conclui.

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