Russian Railways anuncia trem-bala para 2024

RZhD

por Gustavo Queiroz

A Russian Railways (RZhD, na sigla em russo) apresentou, recentemente, o seu primeiro projeto de um trem de alta velocidade. A previsão é de que o veículo esteja pronto em 2024 e entre em operação junto com a inauguração da nova estrada de ferro.

O trem-bala da Russian Railways vai fazer o trecho de 790 quilômetros entre Moscou e Kazan em apenas 3,5 horas. Atualmente, o mesmo percurso é percorrido em 12h30.

O processo de licitação para a seleção do fabricante ainda não foi aberto. O trem-bala será composto por 12 vagões de tração, sendo seis motorizados e seis não motorizados. A velocidade máxima pode chegar até 400 km/h.

Com temperaturas extremas durante as estações do ano, o trem-bala será projetado para suportar temperaturas entre 50°C negativos e 40°C positivos.

Haverá quatro categorias de vagões, sendo elas: primeira classe, executiva, econômica e cinco vagões de classe turística, além de um restaurante e outros serviços, como jogos para crianças, rede de internet Wi-Fi, sistema multimídia e espaços para animais de estimação.

RZhD

A primeira etapa da construção da nova ferrovia, que contempla o trecho de 402 quilômetros de Moscou até Níjni Novgorod, deve ser entregue em 2024.

A construção total da ferrovia está estimada em 620 bilhões de rublos, equivalentes da 8,26 bilhões de euros ou R$ 36,1 bilhões.

×
×

Carrinho