Mercedes-Benz, MAN, Scania e Volvo criam empresa de energia juntas!

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Daimler Truck, Grupo TRATON e Grupo Volvo juntos. Consegue imaginar isso? Os eternos rivais de mercado se uniram por um único objetivo, o de estabelecer em uma rede europeia de recarga de alto desempenho para caminhões pesados.

As megacorporações assinaram um acordo, não vinculativo, visando a instalação e operação de uma rede pública de recarga de alto desempenho para caminhões elétricos pesados para longas distâncias movidos a bateria e ônibus em toda a Europa. Assim, Daimler, Traton e Volvo esperam iniciar e acelerar a construção de infraestruturas de recarga para atribuir maior confiança dos clientes, apoiando, assim, a migração da União Europeia para um transporte livre de emissões de material particulado.

A parceria, que se resume somente a este assunto, deve resultar na formação de uma nova empresa, com participação igualitária das três partes, com início de operação prevista para 2022. Daimler, Traton e Volvo investirão 1,5 de Euros divididos entre as três partes, sendo 500 milhoes para cada uma delas. O Valor deve resultar na instalação de, pelo menos, 1.700 estações de recarga de alto desempenho em pontos próximos a rodovias e, também, em pontos logísticos e de destino, considerando um prazo de cinco anos a partir da fundação da joint venture. Portanto, se essa nova empresa será fundada em 2022, todas essas estacoes de recargas serão instaladas até o final de 2027, a princípio.

O número de postos de recarga deve aumentar significativamente com o tempo, buscando parceiros adicionais, bem como financiamento público. A futura joint venture, ainda sem nome, está prevista para operar sob sua própria identidade corporativa e ter sede em Amsterdã, nos Países Baixos, também chamado de Holanda, e poderá utilizar como base a ampla experiência e conhecimento de seus sócios fundadores no setor de caminhões pesados.

Essa nova empresa será uma catalisadora e agente de capacitação para a realização do Acordo Verde da União Europeia para um transporte de carga neutro em carbono até 2050.

Segundo já noticiado em outros momentos, a busca por uma grande autonomia das baterias para o transporte rodoviário passa, diretamente, por uma estrutura de abastecimento de hidrogênio em seu estado liquido por acomodar maior densidade energética. Para tanto, a Daimler Trucks já estabeleceu parcerias, na Europa, com a Shell para o desenvolvimento de uma rede de abastecimento de hidrogênio, além de parcerias com a Siemens e a chinesa CATL para aperfeiçoar a tecnologia das baterias de seus caminhões.

De acordo com um relatório de maio, publicado pela ACEA, equivalente a nossa Anfavea na Europa, a indústria automotiva está pedindo a criação de até 15.000 postos de recarga públicos e de destino com alto desempenho até 2025 e até 50.000 postos de recarga de alto desempenho até 2030.

Para os grupos Daimler, Traton e Volvo, essa união de forças significa um apelo para todos os outros participantes da indústria, bem como governos e reguladores, para trabalharem juntos para uma rápida expansão da rede de recarga necessária que contribua para atingir as metas de proteção ao clima. Mas, também, obviamente, aos fortes investimentos que estão sendo feitos para que se tenha um retorno comercial o quanto antes.

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