Balsas da Represa Billings aderem ao Movimento Recicla Sampa

Balsas

Materiais informativos alertam a população sobre importância de descarte correto de lixo

Da redação 

A partir deste mês de agosto, as quase 180 mil pessoas e 60 mil veículos que utilizam as balsas da Represa Billings terão a chance de conhecer mais sobre reciclagem por meio do Movimento Recicla Sampa. Como resultado da parceria entre a Amlurb (Autoridade Municipal de Limpeza Urbana) e a EMAE (Empresa Metropolitana de Águas e Energia), a ação visa conscientizar as pessoas sobre a importância da reciclagem.

A EMAE possui três embarcações em três pontos de travessia do Reservatório Billings. A Balsa Bororé parte do bairro do Grajaú, zona sul da Capital, rumo à Ilha do Bororé. Da Ilha do Bororé sai a Balsa Taquacetuba em direção a São Bernardo do Campo. A Balsa João Basso transporta a maior quantidade de passageiros e chega ao Riacho Grande, também em São Bernardo do Campo.

Cada uma das travessias conta com uma balsa que realiza o transporte de veículos e passageiros, ou seja, uma mesma embarcação vai e volta entre dois pontos. O tempo gasto nas travessias é de 8 minutos e meio, em média. As balsas também carregam caminhões e ônibus, independentemente da capacidade do veículo. A quantidade de veículos por balsa diminui à medida que veículos grandes entram na embarcação.

Além de divulgar a campanha para os frequentadores, os atracadouros possuem lixeiras com a função seletiva entre recicláveis e não-recicláveis, incentivando a separação dos resíduos. A campanha ficará disponível por tempo indeterminado e prevê ainda a instalação de novas lixeiras dentro das balsas.

O Movimento atende a meta 24, do Plano de Metas da Prefeitura de São Paulo para 2020, que determina a redução, em quatro anos, de 500 mil toneladas de resíduos enviados aos aterros municipais.

Dados

  • Quantidade média de pessoas e veículos transportados por mês
  • Travessia Bororé – 30.500 pedestres, 48.500 veículos
  • Travessia Taquacetuba – 12.600 pedestres, 8.300 veículos
  • Travessia João Basso – 135.700 pedestres, 90.000 veículos
×
×

Carrinho