Trem intercontinental pode atender exportação brasileira para Ásia e China

Maersk

Da redação

Solução logística realça importância do controle virtual na intermodalidade nas grandes distâncias

Nesse momento de Coronavirus, exportar para a Ásia é um desafio para os produtores brasileiros. Embarcando nessa oportunidade, a Maersk lança também para o exportador brasileiro a alternativa de um novo trem intercontinental, que percorre mais de 7.000km, ligando Europa e Ásia.

O primeiro comboio desse trem intercontinental, que partiu no final de março, foi carregado com madeira compensada e produtos químicos da FCT, em São Petersburgo, para o terminal VSC, em Vostochniy, no extremo da Rússia (ambos os terminais fazem parte do grupo Global). Após a chegada em Vostochniy, os contêineres serão carregados em navios de curta distância da Maersk para entrega na Coréia e no Japão.

A proposta da operadora é oferecer alternativas intermodais mais eficientes para os produtores brasileiros que desejam  enviar mercadorias para a Ásia. O primeiro trem intercontinental vai do leste do porto de São Petersburgo, na Rússia, até Vostochniy, um porto de águas profundas no mar do Japão que se conecta com  China, Japão e Coréia.

O transit time do novo serviço entre o norte da Europa e a Ásia é estimado entre 23 e 32 dias, reduzindo pela metade os prazos da rota oceânica tradicional, de 52 a 57 dias. Isso significa que as mercadorias podem passar por Roterdã para a Rússia por via marítima, antes de serem carregadas no trem, que atravessa mais da metade do mundo em uma única viagem.

“Até o momento, o serviço era usado apenas para remessas do oeste da Ásia para a Europa; no entanto, como o serviço está em constante crescimento desde o início de 2020, agora também permite remessas na direção oposta, da Europa para a Ásia. A demanda do cliente para desenvolver o serviço para o leste, especialmente nos setores automotivo, tecnológico, químico e industrial, levou ao lançamento de mais esse serviço”, compartilha Kasper Krog, chefe do trem intercontinental da A.P. Moller – Maersk.

Enquanto isso, contribuindo com o combate ao coronavírus, as tripulações da Maersk estão passando mais tempo no mar para aumentar a segurança. Exemplificando, a companhia suspendeu todas as trocas de tripulações até 14 de abril, medida que vale para suas mais de 700 embarcações pelo mundo.

Digital na logística – Com as principais cidades brasileiras em quarentena, a Maersk vem estimulando seus clientes a utilizar suas soluções online, como reservas, APP, blockchain e outras plataformas digitais, para ajudar no atual cenário desafiador para continuar movendo mercadorias por terra e mar, seja por caminhão, trem, barcaça ou navio. A maior empresa de logística integrada de contêineres do mundo está trabalhando online no modelo home-office.

“A segurança vem em primeiro lugar, por isso trabalhar de casa neste momento é primordial”, diz Roberto Rodrigues, diretor administrativo da Maersk East Coast South America. “Tomamos precauções de segurança em todo o mundo, com funcionários administrativos trabalhando em casa, enquanto as operações de logística continuam, e os trabalhadores marítimos passam mais tempo a bordo, por exemplo. Nesse cenário desafiador, estamos conseguindo manter as mercadorias em movimento para os clientes e temos equipes dedicadas trabalhando dia e noite. Também estamos pedindo aos clientes que utilizem as soluções online para obter cotações, reservar e rastrear seus contêineres em todo o mundo”, acrescenta.

Nos últimos três anos, a Maersk investiu cada vez mais em plataformas digitais para encontrar novas maneiras de simplificar o transporte de contêineres, economizar tempo, reduzir custos e aumentar a transparência. O setor de logística é impactado diariamente por uma sobrecarga de e-mails, telefonemas e processos complexos envolvendo documentos e liberações, aumentando os custos para as empresas.

Considerando a situação atual do COVID-19, a Maersk está solicitando aos clientes que acessem serviços via www.maersk.com para obter mais informações sobre cotações, reservas e atualizações mais recentes sobre cargas em trânsito. Os clientes também podem reservar serviços via Maersk Spot, com garantia de carregamento, fácil reserva on-line, preço fixo, seja em terra ou mar, tudo em uma só reserva.

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