Em São Paulo, caminhoneiros ganham adesivos eletrônicos para passar nos pedágios

Caminhoneiro

O pagamento nas cabines eletrônicas elimina o contato físico e reduz o risco de contaminação pelo coronavírus

Em plena fase de pandemia, a categoria dos motoristas de caminhão está sofrendo com os efeitos da falta de organização das autoridades, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos. Mesmo assim, algumas ações estão sendo deflagradas para minimizar as dificuldades dos profissionais do volante.

Em São Paulo, o governo estadual anuncia parceria para a distribuição gratuita, sem taxa de adesão ou de mensalidade, de 25.850 adesivos eletrônicos (tags) para o pagamento de pedágios em suas rodovias. As tags, que não representam isenção da cobrança, reduzem o risco de contágio nas cabines automáticas para motoristas e funcionários.

Nesse período de quarentena, 64% dos pagamentos de pedágio nas rodovias paulistas já estão sendo feitos nas cabines automáticas. Os adesivos eletrônicos serão entregues aos caminhoneiros num kit contendo álcool em gel e folheto informativo.

Cenário americano- A pandemia de coronavírus levou a transtornos sem precedentes, que criaram estragos na cadeia de suprimentos.  “Ao contrário dos funcionários das áreas de saúde e alimentação, os caminhoneiros têm muito pouco acesso a banheiros, serviços de banho e comida, mesmo nas melhores circunstâncias. A realidade das prateleiras vazias pode, pela primeira vez, educar grande parte do público sobre como os caminhoneiros os servem todos os dias”, alerta Desiree Wood, presidente da REAL Women in Trucking, associação que representa mulheres caminhoneiras nos Estados Unidos, e membro da TEAR, entidade que defende os caminhoneiros em situações de emergência, em publicação do site Trucks.com.

Lider no setor, Wood faz um alerta que pode ser válido para qualquer país e ressalta como fundamental não se adicionar mais estresse às vidas diárias dos motoristas de caminhão. “Áreas de descanso e fechamentos de praças de serviço, restrições de estacionamento de caminhões, limitações de estabelecimentos de fast food que discriminam o acesso aos caminhoneiros, a falta de banheiros e chuveiros e a baixa disponibilidade de equipamentos pessoais de proteção são um estresse adicional à situação do momento”, diz.

Wood está pedindo ajuda de agências estaduais e locais, centros de distribuição, paradas de caminhões, empresas e outros grupos de voluntários para ajudar os caminhoneiros. Sua reivindicação é que se considerem maneiras de tornar as instalações de chuveiro acessíveis aos motoristas de forma gratuita, como em praças de serviço sinuosas ou áreas de descanso. E permitir que food trucks entrem em paradas de caminhões e áreas de carga e descarga para atender os caminhoneiros, uma vez que as cadeias de fast-food estão fechando mais cedo e os motoristas têm acesso limitado, devido às exigências de drive-thru e restrições locais.

Áreas de descanso – O Estado de São Paulo suspendeu por 90 dias a pesagem dos caminhões nas rodovias estaduais. A decisão agiliza a circulação de produtos e protege os profissionais evitando o contato direto entre motoristas e funcionários que operam as balanças.

Com isso, as concessionárias paulistas de rodovias passaram a usar alguns dos postos de fiscalização como áreas de descanso para os caminhoneiros ampliando esse atendimento. Outra medida anunciada a favor dos caminhoneiros foi a liberação do acesso de caminhões aos domingos à tarde na chegada pelas rodovias a São Paulo.

No atual contexto de pandemia, em que a higiene é ainda mais fundamental para reduzir a proliferação do coronavírus, as concessionárias fizeram parcerias com postos de serviços das rodovias para oferecer banhos gratuitos aos caminhoneiros – já foram entregues 4.357 “kits banho” desde o dia 23 de março.

Além disso, os caminhoneiros estão recebendo alimentação, lanche e marmitex – já foram entregues quase 13 mil kits neste período. Também foram criados pontos de apoio, onde é possível medir a temperatura com termômetro digital.

Âmbito nacional

O Ministério da Infraestrutura e o Serpro lançaram, nesta semana, duas novas funcionalidades no aplicativo InfraBr. Agora, o aplicativo disponibiliza informações sobre o funcionamento de serviços essenciais nas rodovias, como restaurantes, postos de combustíveis, borracharias, oficinas e lojas de autopeças, que são atualizadas diariamente.

Além disso, também é possível saber onde estão localizados postos de atendimento de distribuição de kits de higiene e de alimentação. Entretanto, além de saber onde ficam esses pontos de apoio, é preciso que estejam disponíveis em pontos críticos da malha rodoviária, o que está longe da realidade.

Em cidades, o problema é menor. Digitando o nome do município, é possível encontrar o ponto de atendimento mais próximo, com produtos gratuitos de alimentação e higiene, além de orientações de saúde.

O InfraBR pode ser baixado gratuitamente na App Store e Google Play. Ao todo, 15 mil caminhoneiros já possuem o aplicativo em seus dispositivos móveis. O InfraBR também está disponível no website do Ministério da Infraestrutura.

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