Da redação
Um aeroporto é local de grande aglomeração de pessoas e, por isso, pode ser ideal para a propagação de doenças.
Porém, você sabe qual é o objeto que pode espalhar doenças com mais facilidade?
Segundo estudos da Universidade de Nottingham (na Inglaterra) e do Instituto Finlandês para a Saúde e Bem Estar, feitos no Aeroporto de Helsinque (Finlândia), a conclusão é de que o objeto que mais pode conduzir doenças em um aeroporto é bandeja de segurança.
Sim, aquela bandeja que você usa para colocar os seus pertences que passarão pela máquina de raio X antes de poder ingressar na sala de embarque.
Elas se tornam perigosas, pois todos temos que manusear essas bandejas de segurança. De mão em mão e sem a devida higiene, as bandejas podem acumular germes e bactérias que passam de passageiros para passageiros.
Entre as doenças mais comuns, destaque para a gripe. Mas, os passageiros também podem estar sujeitos a casos mais graves como a gripe A.
Os pesquisadores descobriram que em, pelo menos, metade das bandejas do Aeroporto de Helsinque concentravam vestígios de germes e bactérias.
Para Jonathan Van-Tam, professor da Universidade de Nottingham, as agencias sanitárias e aeroviárias deveriam estabelecer mecanismos de higienização dessas bandejas para a prevenção de doenças.
“Esperamos que este estudo sirva, pelo menos, para melhorar as estratégias de saúde pública e a luta contra a expansão de doenças contagiosas em todo o mundo”.
Fica a dica
Não espere por um protocolo de higiene oficial nos aeroportos. Previna-se e lave as mãos assim que possível ao passar pelo equipamento de raio X.